Veja a Avaliação de Desempenho das Operadoras da ANS 2016

752
Avaliação de Desempenho das Operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o setor de planos de saúde no Brasil, revelou que 80,8% das operadoras de planos de saúde obtiveram notas positivas em 2016. Uma ótima notícia para o mercado de planos de saúde, e também para o consumidor, que busca por serviços de excelência. A nota, realizada pela Avaliação de Desempenho das Operadoras, é divulgada anualmente pelo Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS. Entenda como funciona o sistema de avaliação.

Com tantas opções de planos de saúde disponíveis no mercado, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é um ótimo termômetro de qualidade. Serve como apoio aos 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 22,3 milhões de clientes de planos odontológicos presentes no Brasil. É ideal também para consumidores que estejam à procura de um bom plano de saúde e/ou operadora.

Veja como funciona a Avaliação de Desempenho das Operadoras

A Avaliação de Desempenho das Operadoras analisou 975 operadoras, a partir de 29 indicadores, divididos em 4 categorias: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. Após passar por uma reformulação, os 4 índices de avaliação passaram a ter o mesmo peso (25% para cada dimensão avaliada). Conheça todos os índices abaixo:

  • Índice de Qualidade em atenção à saúde: Mede o conjunto de ações em saúde que visam aprimorar o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
  • Índice de Garantia de acesso: Mede as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
  • Índice de Sustentabilidade no mercado: Responsável pelo monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
  • Índice de Gestão de processos e regulação: Responsável por avaliar todos os outros indicadores, a partir de normas técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Os dados da avaliação são referentes ao ano anterior ao da divulgação (2015). Nesse caso, 25,9% das operadoras de planos de saúde obtiveram nota entre 0,80 e 1,00 (nota máxima) e 54,9% das operadoras obtiveram nota entre 0,60 e 0,79. Lembrando que as notas do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar variam de 0 a 1.

Agora que você já conhece o método de avaliação de planos de saúde, que tal escolher o seu?

Contate uma operadora de saúde!

Na seção Guia, do Especial Saúde, você encontra o contato de inúmeras operadoras de planos de saúde, caso precise saber mais informações. Mas, se você já pesquisou por diversos planos, faça aqui a sua cotação online de plano de saúde. Cuidar da saúde é o primeiro passo para levar uma vida com mais qualidade de vida e bem-estar.

Confira também o índice completo da Avaliação de Desempenho das Operadoras 2016, no site da ANS. A busca pode ser feita por tipo de operadora, por faixa de avaliação ou por comparação.

Dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Plano de Saúde conosco. Trata-se de um serviço gratuito, criado para te auxiliar no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

SEM COMENTÁRIOS