Qual a Diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?

393
Plano de Saúde e Seguro Saúde

Hoje em dia é consenso geral de que a saúde é uma das prioridades na vida das pessoas. Por isso, estar preparado diante de qualquer emergência é muito importante e o plano de saúde e seguro saúde são essenciais. Graças a eles, as pessoas ficam amparadas e mais tranquilas quando o assunto é o cuidado com a saúde delas e também dos seus entes queridos. Mas afinal, você sabe qual é a distinção existente entre plano de saúde e seguro de saúde?

É bem verdade que ambos possuem sim algumas semelhanças, como, por exemplo, ambos contam com um caráter de assistência médico-hospitalar. No entanto, em sua essência, a diferença reside no fato de que o plano de saúde e seguro saúde possuem abrangências contratuais distintas.

Diferenças entre Plano de Saúde e Seguro Saúde

Nos planos de saúde as pessoas que são seguradas podem contar com o serviço de assistência médica. Tal serviço é devidamente prestado por profissionais e também por estabelecimentos que são credenciados pela operadora responsável. Além disso, os planos são fiscalizados por um órgão responsável em saúde, que é a Agência Nacional de Saúde Suplementar a ANS. Esse órgão possui um vínculo com o Ministério da Saúde e criado pela Lei 9.961/00, no ano 2000.

Por outro lado os seguros de saúde dão a opção para os seus associados escolher laboratórios, hospitais e até profissionais no momento em que forem atendidos. A Agência Nacional de Saúde também tem o aval para fiscalizar os seguros de saúde, sendo assim a responsável pela sua devida regulação, controle e averiguação das suas respectivas atividades de assistência. Vale lembrar que antes do ano de 2001, o órgão que fiscalizava os seguros de saúde no Brasil era a SUSEP.

O reembolso também constitui uma diferença notória entre plano de saúde e seguro saúde. No seguro saúde, o reembolso é essencial, visto que ele permite a livre opção de hospitais e profissionais da área de saúde. No plano de saúde, por sua vez, o reembolso é de caráter excepcional, sendo raro e na maioria das vezes restrito apenas a planos que são adquiridos por assegurados que podem contratar um plano de saúde de valor mais elevado.

A Agência Nacional de Saúde estipula oito modalidades de operadoras. São elas as cooperativas médicas, as administradoras, as cooperativas odontológicas, as instituições de cunho filantrópico, as de autogestão, as empresas de medicina de grupo, as de odontologia de grupo e também as seguradoras com especialidade em saúde.

Portanto, antes de escolher bem qual o plano de saúde você pretende ter, é pertinente que saiba antes quais são as distinções existentes entre plano e seguro, bem como saiba também o que um pode e não pode oferecer. Dessa maneira, você terá conhecimento a respeito de todas as características referentes a cada um.

Principais Operadoras e Empresas

As principais operadoras de planos de saúde atualmente no Brasil são:

Amil
– A SulAmérica,
– A Unimed
– A Bradesco Saúde, entre outras.

Já entre as principais empresas de seguro de saúde estão:

Porto Seguro
Allianz
– Liberty Seguros
– Conteg Seguros, entre outros.

Ainda com dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Planos de Saúde conosco. É um serviço gratuito, criado para auxiliar você no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!