Como funciona o reajuste em planos de saúde?

231
Una disfunción eréctil puede ser el resultado de afecciones y enfermedades, medicación o estilo de vida. En primer lugar, es un problema físico. A menudo, factores psíquicos como el estrés y el miedo ayudan a mantener o empeorar los problemas eréctiles. Comprar kamagra sin receta en valencia saber cuál es el medicamento ideal para usted depende de diferentes factores. International consumers sometimes purchase drugs online from online pharmacies in their own countries, or those located in other countries. Some of these pharmacies require prescriptions, while others do not. Certain people may not get medical insurance and thus forced to pay for the expensive prescription pills or research how to buy generic medications online. Generic drugs are as safe as other branded counterparts. Only reputable company produces them such as Cipla. With this in head one can get eulexin uk in generic online drugstore including free shipping anywhere in the world The global pharmaceuticals market is worth US0 billion a year, a figure expected to rise to US0 billion within three years.
reajuste

Você sabe como são realizados os reajustes dos planos de saúde? Sabe se o plano que você contratou segue as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS) na hora de repassar os reajustes para você? Sabe que diferentes planos são passíveis de diferentes reajustes? A maioria das respostas da grande população para essas perguntas é não. O que acontece é que quando falamos de serviços como planos de saúde, é muito difícil o consumidor possuir informações claras e transparentes através da operadora do plano, elas normalmente ficam nas entrelinhas, se tornando um assunto muitas vezes nebuloso para ser tratado direto com a empresa pela qual o plano foi contratado.

Reajuste dos Planos de Saúde

É por esses e outros motivos que existe a lei nº 9.961/2000, lei essa que dá toda responsabilidade à ANS para controlar os reajustes de mensalidades de todos os planos de saúde do Brasil. O controle pode variar conforme o tipo de contrato do plano se é para pessoa física ou jurídica, porém existe para todos os planos vigentes. Para saber se o reajuste do seu plano está dentro das normas estabelecidas pela ANS você precisa saber duas coisas, a primeira é se o plano foi contratado antes de janeiro de 1999 e se o plano foi contratado por um empregador, uma associação ou um sindicato. No primeiro caso, se o plano é anterior a janeiro de 1999 ele não foi adaptado à lei que regulamenta, e para ele os aumentos seguem o descrito em contrato e não pode ser aplicada a lei. No segundo caso, se o plano foi contratado via empresa os reajustes somente não acompanhados pela ANS e não regulamentados por ela, aqui os aumentos são acordados em negociações e comunicados a ANS.

Em quais casos o aumento ocorre de forma legal? A ANS é responsável por garantir um índice anual para os reajustes dos planos de saúde contratados antes da lei n° 9565/98, e nesse caso a operadora do plano só pode aplicar o aumento depois que o mesmo for autorizado pela agência. O limite de aumento anual de 2016 foi de 13,57%, e ele muda de ano a ano. Outro caso de aumento é o por mudança de faixa etária, ou seja, quando por questões naturais de envelhecimento a necessidade de cuidados com a saúde aumenta e por isso o reajuste é feito. As faixas etárias variam de acordo com a data de contratação do plano e os percentuais de variação precisar estar presentes no contrato.

De qualquer maneira é importante ficar sempre de olho na ANS e contatá-la se houver qualquer diferença e aumento indevido na mensalidade do plano, prestar atenção em todas as tarifas que vem junto com o valor a ser pago e questionar sempre que algo saia do comum, pois é responsabilidade também da ANS fiscalizar os planos para que esses não repassem índices de reajuste maiores do estipulado, e se o mesmo não for cumprido ela pode multá-lo. A ANS existe para ajudar o consumidor a tratar assuntos burocráticos com os órgãos de saúde e esses problemas podem ser reportados direto para a agência.

Ainda com dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Planos de Saúde conosco. É um serviço gratuito, criado para auxiliar você no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

SEM COMENTÁRIOS