Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), mais de 32,5% dos brasileiros, entre homens e mulheres, sofrem com a hipertensão arterial. O maior risco da doença é que ela pode demorar a demonstrar os seus sintomas, embora seja muito comum entre a população. Um aliado contra a doença crônica pode ser a prática de atividades físicas. Ela previne a pressão alta e também melhora a saúde de quem já lida com a doença.
Usualmente, a pressão arterial costuma ser considerada alta com valores acima de 140/90mmHg. Nesse cenário, o sedentarismo pode ser mesmo um vilão da pressão arterial. Mas não precisa virar um atleta para lutar contra ela: pequenas atitudes diárias podem trazer inúmeros benefícios aos hipertensos. Segundo especialistas, atividades físicas podem baixar a pressão de 5 a 8 mmHg.
A prática regular de atividade física é tão poderosa contra a pressão alta que pode até diminuir as doses de remédios receitados pelo médico. Isso, entretanto, só pode ser autorizado pelo próprio médico que os receitou, caso ele perceba evolução no quadro do paciente.
Uma simples caminhada diária de 30 minutos ou a prática de esportes pode transformar a rotina de quem sofre com a doença. Não é necessário, por exemplo, estar sempre a praticar um exercício. Mas é necessário, sim, mexer-se e ajudar para os vasos sanguíneos se dilatarem.
Sintomas
Antes de tudo, é preciso tentar identificar os principais sintomas de pressão alta no paciente. É possível, entretanto, que muitas pessoas não sofram com os sintomas durante muitos anos. Por isso, torna-se tão importante medir a pressão frequentemente.
Já os sintomas mais comuns que podem ser identificados na maioria dos pacientes são:
- Enjoos;
- Dores de cabeça;
- Dor centrada na região da nuca;
- Visão dupla;
- Dificuldade para respirar;
- Palpitações cardíacas;
- Sangramento pelas narinas.
Dicas de atividades físicas
Mas, afinal, qual o tipo de atividade física mais indicada para quem tem a pressão alta? Algumas práticas podem ser melhores do que outras contra a hipertensão. Confira algumas delas:
- Corrida;
- Caminhada;
- Ciclismo;
- Natação;
- Musculação.
Os exercícios aeróbicos todos, em geral, são indicados para hipertensos. Combinando-os com a musculação, é possível emagrecer, o que reduz o nível de gordura e aumenta a pressão sanguínea. Os dias de repouso devem ser respeitados para que o corpo possa descansar.
Além dos exercícios, uma alimentação saudável pode potencializar ainda mais os seus resultados. Para isso, consultas com nutricionais também são recomendadas para que ele possa analisar exatamente o que é melhor para a sua alimentação. A hidratação também é fundamental, não se esqueça!
Cuidados
Praticar exercícios é, sem dúvida, a atitude mais saudável à saúde. Contudo, é fundamental que cada um saiba os seus limites e capacidades. Pessoas com hipertensão precisam ter cuidado na hora de praticar atividades físicas.
O mais importante é sempre contar com um profissional especializado para prestar apoio. Ele pode definir quais os treinos que são mais adequados de acordo com a saúde. Além disso, ele deve ser capaz de verificar sinais de que a sua pressão está aumentando durante o treino. Uma dica é ter aparelhos que regulem a pressão durante a prática da atividade, assim, ao sinal de qualquer irregularidade, você sabe que precisa parar.
Para pessoas com pressão alta que sofrem bastante com os sintomas da doença, é indicada a prática de atividades por duas ou três vezes na semana, sem exceder muito esse limite. No início, a dica é começar aos poucos. Vá aumentando o tempo do treino ao longo das semanas, mas sempre respeitando os sinais que o seu corpo enviar de que algo está errado.
Tratamentos
Além de praticar atividades físicas regularmente, a hipertensão pode também ser tratada com outras mudanças diárias. Evitar alimentos gordurosos, cigarro e álcool são algumas delas. Além disso, é importante procurar não abusar do sal, substituindo, muitas vezes, pela pimenta, que se mostra mais saudável.
A avaliação e o acompanhamento médico são fundamentais para um hipertenso. Somente o profissional especializado é que pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento contra a hipertensão.