O ciclo do sono é um processo natural e fundamental para que o corpo se recupere de todas as atividades diárias que praticamos. Sua privação pode ter diversos impactos físicos e mentais na saúde do indivíduo. Então, fique atento a suas horas de descanso.
A necessidade exata de horas dormidas é algo altamente variável de indivíduo a indivíduo. Contudo, existe uma regra geral estabelecida que todos precisam de cerca de 6 a 8 horas diárias de sono.
Existem aqueles que dormem 4 horas por dia devido a suas vidas ocupadas e dizem ser mais que suficiente. Bem, isso é um verdadeiro perigo, apesar desses indivíduos terem se adaptado a esse ciclo do sono, não é indicado e, nesse texto, entenderemos o porquê.
Entendendo o ciclo do sono
Todos nós já nos sentimos extremamente revigorados após uma boa noite de sono ou completamente destruídos após revirar-se na cama durante toda a madrugada. Quem sofre de insônia sabe bem do que estamos falando.
Mas o que acontece durante o sono?
O ciclo do sono em si é caracterizado por duas fases a REM, na qual ocorre o movimento rápido dos olhos, e a NREM, na qual não há tal movimentação. Ambas as fases devem ocorrer e cada uma delas desempenha uma função diferente no corpo.
A fase NREM é extremamente importante para crianças e adolescentes em fase de crescimento, isso porque é quando o hormônio do crescimento e desenvolvimento é liberado, por exemplo.
Já na fase REM são estimuladas as áreas do cérebro que estão diretamente ligadas ao aprendizado e solidificação das memórias.
Resultados de uma noite mal dormida
Não é comum que as fases do sono sejam interrompidas por diversos fatores, como alarmes, barulho das cidades, dificuldades respiratórias e até mesmo a apneia do sono, também conhecida como ronco. Essas interrupções a longo prazo são extremamente prejudiciais para a saúde e de imediato já causam:
- Sonolência;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de aprendizado;
- Dificuldade de raciocínio;
- Vontade de consumir alimentos calóricos.
Esse tipo de cenário vivido diariamente certamente não é a coisa mais agradável ou saudável, certo?
Hábitos que prejudicam o sono
Todos nós temos aquele hábito que sabemos que será prejudicial para uma boa noite de sono, seja ficar até tarde assistindo série e filmes no smartphone “esperando” o sono ou mesmo trabalhar até altas horas todos os dias.
Seguem alguns hábitos que prejudicam o sono:
- Não ter um horário fixo para dormir;
- Ler antes de dormir;
- Colchão e travesseiros de baixa qualidade;
- Deixar as luzes acesas;
- Mexer no celular;
- Comer em grande quantidade e em baixa qualidade; dentre outros.
Esses só são alguns hábitos que certamente te farão ter uma noite ruim. Contudo, diversos outros fatores podem impactar diretamente no ciclo do sono e se você está tendo problemas, é sempre interessante procurar um médico.