A mamoplastia é a cirurgia plástica mais realizada, mulheres de muitas idades e objetivos diferentes procuram o procedimento com apenas um objetivo – Melhorar a aparência dos seios e se sentir mais bonita.

A cirurgia ficou famosa por tantas celebridades procurarem fazer o procedimento e darem declarações de como os resultados são satisfatórias e a mudança na autoestima é enorme. Ao passar dos anos cada vez mais mulheres começaram a buscar o tratamento, sempre tendo o cuidado de escolher a melhor clínica de cirurgia plástica de sua cidade.

Claro, como qualquer procedimento cirúrgico e tratamento estético muitas dúvidas ainda surgem sobre a mamoplastia, como ela é feita, quais suas técnicas, existe uma idade certa para fazer, tem riscos ou não e como é o pós-operatório.

O procedimento pode aumentar as mamas, diminuir e reconstruir, por exemplo, cada técnica é utilizada para uma necessidade a modo que atenda o objetivo da paciente.

Mas a mamoplastia está dividido em algumas variações do procedimento, cada um para atender uma necessidade, iremos explicar mais ao decorrer do artigo.

O que é mamoplastia?

Mamoplastia é o procedimento cirúrgico mais realizado no país, uma cirurgia plástica feito nas mamas que possui como objetivo alterar seu volume para maior ou menor, isso é feito por meio de introduzir um silicone para fazer o aumento do volume das mamas, ou diminuir realizando a retirada do tecido mamário, a quantidade do tecido retirado depende da necessidade e desejo da paciente.

O cirurgião plástico durante as primeiras consultas fará a avaliação do paciente para entender o caso, a necessidade e o seu desejo a modo de propor a técnica do procedimento que atenderá aquele objetivo para um resultado preciso.

Para o aumento do volume pode ser feito o implante de silicone através de aplicações diferentes, elas são:

  • Sulco inframamário;
  • Periareolar;
  • Transareolopapilar;
  • Vertical.

O médico indicará a melhor aplicação para cada paciente que deseja aumentar o volume das mamas. Independente da quantia que a paciente deseja aplicar, pois, cabe ao médico optar pela melhor técnica para introduzir o silicone.

Já quando a mamoplastia é procurada para diminuir as mamas, o cirurgião faz a diminuição do volume das mamas, a modo que diminuía seu peso. Algumas pacientes procuram fazer a redução de mama procurando uma aparência mais agradável, mas a grande maioria das mulheres procuram o procedimento para que resolva os problemas de dores nas costas e o peso nos ombros pelas mamas muito grandes.

Indicação

As mulheres geralmente já procuram as clínicas de cirurgia plástica por conta de algum incômodo em relação a suas mamas. Mas a indicação é feita quando o volume das mamas pode estar causando algum sinal ou sintoma patológico no corpo, e a segunda indicação é mais ligada á estética, para que a mulher se sinta melhor com suas mamas após a mamoplastia.

Há indicação pelo médico também quando existe a necessidade de reconstruir a mama que pode ter sofrido uma mutilação por conta de cirurgias de remoção de tumores ou por conta de acidentes. A mamoplastia resolve o problema fazendo a reconstrução da mama.

Algumas mulheres se incomodam com a flacidez excessiva nas mamas e a autoestima fica afetada. O que causa essa flacidez pode ser pela mulher sofrer por oscilações de peso, envelhecimento, mas também pode ser hereditário, como a gravidez e amamentação também pode causar essa flacidez.

As mulheres que possuem o tamanho excessivo das mamas também podem receber indicação da mamoplastia pelo médico, se caso estiver sofrendo com dores na coluna, costas, ombros e sofrendo por alterações em sua coluna. Se caso o volume excessivo das mamas estiver afetando o físico, o ideal é que seja diminuído seu tamanho.

Não apenas mulheres com mamas volumosas podem ter problemas com autoestima, mas mamas pequenas é o motivo principal que leva milhares de brasileiras as clínicas de estética. A mamoplastia muda a aparência e costuma deixar as mulheres muito mais felizes consigo mesmas.

Conheça os tipos de cirurgia plástica nos seios

Abaixo listamos cinco tipos de procedimentos cirúrgicos nas mamas, seja para aumentar, com o implante de silicone, seja diminuir o volume ou ainda para modificar ou reconstruir o seio feminino com o trabalho de um bom cirurgião plástico.

Mamoplastia redutora

Este procedimento visa em reduzir o tamanho das mamas, que pode ser motivo de estética, para melhorar a saúde física ou por conta de doenças como câncer.

É retirada parte da gordura que está localizada nos seios diminuindo seu tamanho, este procedimento torna as mamas mais firmes e menos flácidas. A mamopastia de redução garante um ótimo antes e depois nos seios. Para que a cirurgia possa ser feita o médico precisa avaliar altura e peso de sua paciente, assim verificando qual a quantia ideal a ser retirada;

Aumento de seios

Essa técnica é conhecida como silicone, onde o cirurgião utiliza uma prótese de silicone para fazer o aumento das mamas. Na cirurgia de prótese de silicone, é preciso avaliar o peso e altura da paciente, qual tamanho de implante para deixar a mama com aspecto natural de forma harmoniosa no corpo.

Não é recomendado a paciente decidir o tamanho da prótese sozinha, pois, será o cirurgião que avaliará qual o melhor tamanho para que fique com resultado satisfatório. Sempre vão deixar os tamanhos mínimos e máximos expostos, e assim a paciente decidirá qual sua preferência. Neste vídeo, você pode ver o cirurgião plástico explicando os critérios para decidir o tamanho ideal da prótese de silicone.

A mamoplastia de aumento é um procedimento simples, o paciente tem alta no dia após a cirurgia e a recuperação leva de 15 a 30 dias para finalizar;

Mamoplastia reparadora

O objetivo dessa técnica é reparar as imperfeições que podem existir na mama. Um dos problemas concertados com a mamoplastia reparadora é a falta de proporção visível das mamas, assim a mamoplastia é feita para deixar ambos seios iguais.

A cirurgia mexe na simetria das mamas, claro que muitas vezes não se deixa perfeito por conta de estrutura da mama, mas é possível deixar o mais aparente, tanto no tamanho, formato e nas auréolas dos seios;

Mamoplastia reconstrutiva

A cirurgia reparadora é feita em pessoas com câncer e necessitam fazer a mamoplastia para a retirada total do seio, oferecendo a opção da mulher reconstruir sua mama colocando a prótese de silicone deixando a mulher com seu seio natural novamente, autoestima melhorada mesmo após a retirada completa de seu seio.

A reconstrução do seio pode ser feito no mesmo momento que a retirada total da mama, que é chamada de mastectomia. Há mulheres que fazem um procedimento para depois fazer o outro, mas é mais fácil fazer ambos os procedimentos no mesmo dia;

Mastopexia

Este procedimento cirúrgico tem apenas o objetivo estético, é quando a mulher deseja melhorar os seios, tirar a flacidez das mamas e levantá-las.

O procedimento também é conhecido como “Lift das mamas”.

Como funciona?

A cirurgia é simples, o paciente é internado e logo no mesmo dia já pode receber a anestesia local, geral associada ou peridural, isso vai depender de cada necessidade, o médico decidirá qual será a anestesia aplicada.

É preciso de um cirurgião especializado em mamoplastia para a garantia de um resultado satisfatório após a cirurgia.

O paciente é internado, anestesiado, passa pelo procedimento e logo no dia seguinte já pode ir para cada. O período de internação dura em média 24 horas apenas, pois, é uma cirurgia simples e rápida.

Pós-operatório da mamoplastia

  • O pós-operatório dura de 15 a 30 dias, é recomendada pelo médico que no primeiro mês após a cirurgia a pessoa não movimente os braços a cima dos ombros;
  • Utilizar durante um mês o sutiã cirúrgico ou de sustentação;
  • Não se pode dormir de bruços durante 90 dias e não dormir de lado durante 30 dias;
  • Evitar ao máximo tomar sol durante 90 dias;
  • Não praticar exercícios físicos durante 90 dias;
  • Fazer a troca dos curativos diariamente durante 30 a 60 dias;
  • Ir às consultas com o médico nas datas corretas após a cirurgia;
  • Não pegar pesos;
  • Não dirigir durante 30 dias.

A mamoplastia é uma das cirurgias que mais renova a aparência das mulheres trazendo muito mais autoestima. Os riscos são mínimos é só seguir todas as prescrições do pós-operatório passado pelo médico.