Devido à preocupação cada vez mais crescente com a saúde e com o boom fitness diversos tipos diferentes de dietas vêm ganhando espaço na rotina, seja com o objetivo de nos fazer comer melhor ou de emagrecer. A dieta cetogênica é uma delas.
Com certeza muita gente já ouviu falar em dieta cetogênica, mas pouca gente sabe de fato do que se trata. A dieta cetogênica consiste na carência de carboidratos e na riqueza em gorduras, a famosa dieta “low carb” ou “low carb high fat”.
Como funciona a dieta cetogênica?
A base da dieta cetogênica parte do princípio de que, na falta do carboidrato, o fígado irá degradas a gordura em excesso no corpo, produzindo ácidos graxos e corpos cetônicos como resultado. Assim, o corpo entrará num estado de cetose – estado de queima de gordura e degradação de reservas do corpo.
Além de livrar do excesso de gordurinhas indesejadas, mantém a sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo o apetite. Quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos, o corpo produz glicose e a utiliza como fonte de energia.
Para que a glicose seja absorvida e metabolizada nas células, e usada como combustível, o corpo produz insulina, que circula na corrente sanguínea transportando a glicose para dentro das células.
Quando o corpo utiliza a glicose como combustível principal, a gordura ingerida é armazenada, não sendo requisitada para produção de energia. Por outro lado, quando ingerimos pouco carboidrato, a fonte de energia através de glicose se esgota rapidamente. Assim, o corpo passa a utilizar a gordura como fonte primária de produção de energia.
Portanto, o objetivo final da dieta cetogênica é induzir o corpo à utilizar a gordura como fonte de energia. Nesse caso, não necessariamente reduzimos a ingestão de calorias, mas sim a ingestão de carboidratos.
Quais são os benefícios da dieta cetogênica?
Os benefícios da dieta cetogênica, de uma forma geral, incluem perda de peso, melhora o condicionamento físico, melhora do estado geral de saúde, e melhora do desempenho mental do indivíduo.
Dos benefícios da dieta cetogênica para a saúde, destacam-se:
Perda de peso
Esse benefício é óbvio, mas como perdemos bastante gordura na dieta cetogênica, ela favorece o emagrecimento da forma que mais gostamos, que inclui perda de gordura corporal, e mesmo daquela gordurinha acumulada no abdômen;
Redução do apetite
A degradação de gordura no corpo produz maior sensação de saciedade do que a degradação de carboidratos, logo, sentimos menos fome, o que acaba, de forma indireta, contribuindo ainda mais para o emagrecimento.
Preservação da massa muscular
Uma ingestão adequada de gorduras faz com que o corpo possua sempre fonte de energia, não precisando de apelas para as proteínas para produzir glicose.
A dieta cetogênica é, ainda, uma dieta por si só rica em proteínas, o que ajuda na formação de mais massa magra. Logo, você pode fazer a dieta cetogênica mesmo malhando, quando quer ganhar massa, ou mesmo simplesmente quando não deseja perder músculo, apenas gordura.
Controle de comorbidades
Por reduzir a quantidade de gordura do corpo, a dieta cetogênica ajuda na redução da gordura corporal, principalmente da gordura abdominal, considerada de maior risco cardiovascular, na redução dos níveis de LDL, que é o “colesterol ruim”, na redução da pressão arterial, e no controle da diabetes, por reduzir os níveis de glicose no sangue através da ingestão reduzida de carboidratos.
Tratamento de cânceres
Estudos indicam que as células mutantes que causam o câncer se nutrem principalmente de carboidratos. Logo, reduzir a ingestão desse nutriente na dieta cetogênica auxiliar no combate ao câncer.
O que incluir em uma dieta cetogênica?
A dieta não precisa ser um bicho de sete cabeças. É relativamente simples de ser seguida, com alguma regrinhas básicas, que vamos te contar aqui:
O que comer?
O ponto chave dessa dieta é contar a quantidade de carboidratos ingeridos de forma rigorosa. Para isso, prefira ingerir alimentos como carnes, ovos, óleos vegetais, leite e seus derivados, oleaginosas, vegetais de folhas verdes.
O que não comer?
De uma forma geral, evite massas e alimentos com muito açúcar. Os maiores vilões da dieta cetogênica são as massas, os pães, as frutas muito doces, qualquer tipo de cereal, incluindo o arroz, alimentos industrializados, e doces em geral.
Para uma dieta complete e personalizada, consulte um nutricionista, profissional gabaritada para montar o cardápio ideal para você e suas necessidades.