A essa altura do campeonato, todos nós sabemos que deveríamos praticar algum tipo de atividade física, pois fazer atividade física faz bem para a saúde, por diversos motivos.
A prática regular de exercício físico traz benefícios para mente e para o corpo, auxiliar na função cardíaca, na circulação sanguínea, ajuda nos controles dos níveos de pressão arterial, glicemia e colesterol, nos dá mais disposição, libera hormônios que dão sensação de prazer, ajuda no emagrecimento, dentre outros inúmeros benefícios.
Mas mesmo sabendo de todos esses benefícios, nem todo mundo faz alguma tipo de ginástica. Cerca de 40% da população brasileira faz algum tipo de exercício, sendo que dentre os fisicamente ativos, apenas metade deles faz atividade física nos níveis recomendados.
Logo, se você tem dificuldade para fazer atividade física, não se desanime, você não está sozinho. Entendemos que, com a rotina corrida, muito trabalho e muitas responsabilidades, a prática de atividade física pode ficar para segundo plano. Mas não deveria.
Assim como qualquer coisa, a prática de exercícios é um hábito, que deve ser adquirido aos poucos, com força de vontade no início, mas que, depois que se estabelece, não conseguimos ficar sem. Mas como transformar-la em hábito?
Preparamos esse texto com algumas dicas para você que precisa incluir a atividade física na sua rotina, mas não sabe muito bem por onde começar. É só ler até o final, e levantar do sofá e ir se exercitar!
Dicas para tornar a atividade física um hábito
Até que se torne um hábito, todos passamos por algumas dificuldades iniciais. Para que você enfrente-as com maior facilidade, leia essas dicas que separamos para que a prática de exercícios físicos se torne parte da sua rotina:
1. Escolha uma atividade física que você gosta
Não é porque todo mundo está malhando, ou fazendo cross fit, que você necessariamente terá que malhar ou fazer cross fit. O primeiro passo para fazer da atividade física um hábito é escolher uma exercício prazeroso, que você goste de fazer.
Já é difícil sair de casa por qualquer motivo, imagina para fazer algo que você não gosta? Pura tortura, não é mesmo?
Então, se você gosta de nadar, escolha a natação como sua válvula de escape. Se você gosta da dança, aposte nela. Não existe limitação, qualquer atividade física é uma atividade física, ora!
Claro que pode ser que você não acerte de primeira. Gosta da atividade pode depender ainda da turma, do horário, do instrutor…
Então não se force a ficar no primeiro local ou na primeira atividade que escolher. Mude. Até que encontre algo que realmente te dê prazer e que te faça ter vontade de sair de casa. Só assim você tem chances de fazer com que se torne um hábito.
2. Pratique a atividade física sempre no mesmo horário
Essa coisa de ficar, ah, hoje eu vou às seis, amanhã eu vou mais cedo, hoje eu não vou e amanhã eu compenso… não funciona.
O negócio é transformar a atividade física em um compromisso, com horário marcado, que você não pode faltar, da mesma forma como aquela sua reunião importante no trabalho.
Faça da atividade física uma prioridade, e aos poucos, ela se tornará parte da sua rotina de tal forma que você sentirá falta quando, por algum motivo, não puder ir. É esse o objetivo. Logo, seja rigoroso com seus horários!
3. Tente praticar acompanhado
Transformar a atividade física em um momento de socialização pode ajudar no início a fazer com que ela seja parte da sua rotina.
Combine com aquele seu amigo que está na mesma situação, tentando fazer o exercício virar rotina, ou mesmo com aquele amigo que já faz exercício e ta te convidando para acompanhá-lo há um tempão. Assim, um ajuda, motiva e incentiva o outro, e todos saem ganhando!
Ninguém fica tão desanimado para sair e encontrar os amigos, e esse pode ser o empurrãozinho que faltava para que você consiga transformar a atividade física em um hábito.
4. Anote todo o seu progresso
Pelo menos no início, anote o seu progresso fazendo a atividade física. Faça um diário, e inclua qual atividade você fez, se você gostou ou não, e como foi feita.
Se você é uma pessoa competitiva, que gosta de jogos, inclua quantos quilos você consegue levantar em determinado aparelho, quantos metros correu ou nadou, para que você possa se desafiar sempre a melhorar. Isso pode servir como incentivo para continuar se exercitando, e querendo melhorar cada vez mais.
Anote ainda os resultados do exercício, como você se sentiu depois de fazer, se você está perdendo peso ou notando diferença nas roupas, como está o seu humor.
Ver as coisas em perspectiva pode ajudar a perceber o quão bem a atividade física te faz, e pode ajudar a motivá-lo para continuar com a prática, para continuar tendo os benefícios, continuar melhorando e seguindo em frente.
5. Não desista!
A melhor dica de todas, nós deixamos para o final: não desanime! Especialistas afirmam que demora cerca de três meses para que qualquer atividade se torne um hábito, e o mesmo é válido para a atividade física. Logo, persevere, e não desista logo de cara, que você, mesmo que demore mais que os três meses, chega lá!
Gostou da dicas? Tem mais alguma para compartilhar com a gente, que funcionou com você? Escreva nos comentários!