Se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, lei nosso artigo, e veja como você pode aumentá-la de forma natural. Confira!
O que é imunidade baixa?
Imunidade baixa é quando as defesas do nosso organismo estão enfraquecidas, ou seja, a capacidade do nosso organismo se defender de invasores, como vírus, bactéria ou fungos que causam doenças está comprometida.
A imunidade baixa, deixa nosso corpo mais suscetível a infecções, alergias e gripes e resfriados por exemplo.
Como saber se estou com a imunidade baixa?
Existem alguns detalhes que podem acusar que sua imunidade está baixa, como unhas fracas, queda de cabelo, entre outros, porém esses sintomas também podem estar relacionados a outras doenças, então é sempre importante consultar um médico.
Porém, podemos dar algumas dicas de como detectar a imunidade baixa, veja os sintomas mais frequentes:
- Pele:Infecções recorrentes, abscessos, doenças gerais causadas por fungos, vírus e bactérias, alergias, coceiras.
- Ouvido:Otites (Fique atento se você teve mais de 5 ocorrências de otites durante o ano)
- Região genital:Herpes (Podem ser agravadas pela imunidade baixa)
- Sistema respiratório:Gripes e resfriados (Fique atento se você teve várias gripes e resfriados durante um mesmo ano)
Se perceber que os sintomas são recorrentes e frequentes, é bom sempre consultar um médico, mas podemos lhe dar algumas dicas naturais para se livrar da imunidade baixa. Confira a seguir:
Como aumentar a imunidade de forma natural?
Tem percebido que está com a imunidade baixa? Tem tido resfriados frequentes, por exemplo? O melhor remédio são as formas naturais de combater a imunidade baixa, confira algumas dicas:
Na alimentação
- Como muitas frutas cítricas e legumes coloridos: Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de legumes coloridos, como o brócolis a couve e o pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante e ajudam a aumentar a resistência do organismo.
- Consuma vegetais verdes escuros: Alimentos como brócolis, cogumelos, feijão, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente ajuda na no crescimento dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. A carne de fígado também é uma excelente aliada no combate a imunidade baixa;
- Fontes de antioxidantes: A castanha-do-Pará e cogumelos, também contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo, em consequência elimina a imunidade baixa.
Na rotina
- Pratique exercícios regularmente: A pratica exercícios físicos é excelente para organizar os radicais livres do organismo e combater a imunidade baixa. Pratique exercícios 4 vezes por semana, 30 a 40 minutos são suficientes.
- Mantenha bons hábitos de higiene: Para manter a sua saúde em dia e dar adeus a imunidade baixa, mantenha a sua casa sempre limpa e ventilada, e cultive hábitos de higiene diários como escovar os dentes, usar fio dental, lavar as mãos regularmente. Esses hábitos evitam que os vírus e bactérias entrem em contato com o seu organismo.
Se quer se livrar de uma vez por todas da imunidade baixa, mantenha bons hábitos. A sua saúde agradece!