Entenda os motivos que causam as dificuldades para dormir
O sono é uma necessidade fisiológica do corpo humano para funcionar regularmente. Todas as pessoas precisam dormir para recarregar as energias e se sentirem renovadas após um dia cansativo de trabalho, estudo e rotina do cotidiano. Porém, existem aqueles que sentem dificuldades na hora de relaxar e não conseguem repousar adequadamente.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de brasileiros sofrem com a insônia e a dificuldade de dormir. Esse número representa cerca de 36% de toda a população do país. Além disso, cerca de 60% dos habitantes do país dormem menos de sete horas por noite, que é o recomendado.
Insônia é a dificuldade para pegar no sono, acordar no meio da noite com frequência, ou despertar precocemente. Mesmo que seja uma questão esporádica, ainda sim é necessário tomar cuidado, por mais que não seja insônia, de fato. Para ser caracterizado como doença, essas situações devem acontecer, pelo menos, três vezes na semana, em um período de três meses.
Ao identificar esses sintomas, a pessoa deve procurar um médico e iniciar um tratamento para melhorar os hábitos do dia a dia e, consequentemente, ter uma noite de sono melhor e com maior conforto. Algumas dicas são importantes, mas não substituem o acompanhamento de um profissional.
O que causa a insônia?
O estresse é um dos principais fatores que contribuem com a dificuldade de dormir. O acúmulo de obrigações e tarefas, a cobrança e as preocupações acabam aumentando o estresse, que, por sua vez, atrapalha as pessoas a terem uma boa noite de sono.
A falta de uma rotina, com uma hora certa para dormir e acordar, todos os dias, também pode desregular o sono e contribuir com a insônia. Além disso, o ambiente onde se dorme também pode influenciar. Por isso, evite ao máximo distrações próximas à cama, como o celular, e busque evitar a iluminação, deixando o seu quarto confortável e propício para ter um sono de qualidade.
Quais são os sintomas e as consequências?
Ter insônia não complica apenas o momento de dormir, mas causa desconfortos e tem sintomas perceptíveis durante todo o dia. Se você não conseguir dormir direito, consequentemente, irá se sentir mais cansado e menos disposto durante o dia inteiro, além de fraqueza, resultado de um repouso inadequado.
Além disso, outros sintomas como a lentidão nos reflexos, a dificuldade de concentração e memória, e alterações no humor também podem ser causados pela insônia. Há ainda maior risco de acidentes e a propensão a desenvolver transtornos psiquiátricos.
Como prevenir e tratar a insônia?
Uma das formas mais eficazes de prevenção e tratamento de insônia é criar um ambiente propício para a hora de se deitar, afastando toda a iluminação e tudo que possa atrapalhar o sono. Procure, também, afastar pensamentos, como fazer contas ou criar soluções para coisas do dia, isso aumenta a atividade cerebral e evita que ele repouse.
A alimentação saudável, regular, e um banho também ajudam. Tente se banhar com água morna, que ajuda a reduzir a atividade corporal e diminuir a adrenalina. Evite comer e se deitar imediatamente, pois o processo de digestão, enquanto se está deitado, pode gerar refluxo, azia e constipação.
Procure consumir alimentos leves, como frutas, aveia, caldos e chás. O triptofano, substância encontrada nesses alimentos, ajuda a induzir o sono, pois é a precursora da serotonina, que participa da produção de melatonina. Evite comidas pesadas, gordurosas e que contenham cafeína.
Questões como ler antes de dormir e manter a televisão ligada ou desligada são muito pessoais, variando entre cada indivíduo. Portanto, procure seguir as dicas que funcionam para a maioria das pessoas e conheça os métodos que te ajudam, individualmente, a ter uma melhor noite de sono.