Aproximadamente 30% da população brasileira sofre com rinite, de acordo com os dados da Asbai. Isso significa que a cada 10 pessoas, 3 sofrem com os sintomas dessa doença. Impressionante, não acha?
Mas ainda mais impactante é saber que a maioria dessas pessoas não sabe o que é ou o que causa essa doença. Para ajudar esse segmento da população, ao longo deste post serão apresentadas informações cruciais sobre o que é essa doença e até como tratá-la. Confira:
O que é a rinite?
De maneira geral, a rinite nada mais é do que uma inflamação ou um tipo de disfunção da mucosa que fica em volta das cavidades do nariz e no rosto. Ela também é uma reação imunológica natural do corpo às partículas estranhas que são inaladas.
Um fato interessante é que a maioria das pessoas não percebe que tem essa doença, pois associam os seus sintomas àqueles identificados durante uma gripe ou um resfriado, que têm origem viral. Por isso é tão importante conhecer todos os detalhes sobre essa doença.
Principais causas
A exposição a microrganismos alergênicos, tais como bactérias e vírus, que estão presentes no ar e são inalados pelo sistema respiratório, é a principal causa dessa doença. Por isso que muitas pessoas ao entrarem em contato com ácaros e pêlos, por exemplo, começam a sentir os efeitos dessa doença.
Fatores externos como a mudança climática, a inalação de odores fortes e poluentes, a fumaça de cigarro dentre outros, também são outras causas que desencadeiam o aparecimento da rinite.
Algumas alterações hormonais e endócrinas como por exemplo, a puberdade, a menopausa e o hipotireoidismo estão diretamente associadas ao surgimento dessa doença. Devido a essa variedade de fatores, é de suma importância buscar orientação profissional, para que as verdadeiras causas sejam identificadas.
Sintomas
Os sintomas característicos dessa doença provocam grande incômodo e podem chegar a atrapalhar a vida cotidiana das pessoas. De maneira geral, eles surgem pouco tempo depois do contato com o alérgeno, ou seja, essa inflamação nasal pode ocorrer a qualquer momento.
É importante destacar que apesar dos sintomas dessa doença variar de pessoa para pessoa, alguns deles estão sempre presentes, são eles:
- Coriza;
- Congestão nasal;
- Espirros constantes;
- Olhos vermelhos e/ou lacrimejantes;
- Surgimento de olheiras profundas;
- Tosse persistente;
- Vômito;
- Dor de cabeça;
- Indisposição.
Caso você identifique algum dos sintomas citados acima por um longo período de tempo, logo após ser exposto a organismos alergênicos, é necessário marcar uma consulta médica para que seja prescrito o melhor tratamento. Ademais, isso irá impedir o agravamento desses sintomas bem como, o surgimento de outras relacionadas a eles.
Tratamentos
Após identificado o tipo de rinite é fundamental que seja dado início no tratamento. De modo geral, o médico pode indicar três formas, sobretudo quando a origem do problema é alérgica, são eles:
Higiene ambiental
Essa é sem dúvida a maneira mais simples e eficaz de diminuir e/ou eliminar os sintomas dessa doença. Nela, é preciso acabar com os principais agentes causadores dessa doença, ou seja, os focos de poeira e ácaros, como carpetes, tapetes, bichos de pelúcia, dentre outros. O ideal é ventilar os ambientes e limpar a fundo cada um dos focos.
Solução salina
É recomendado lavar as narinas com soluções salinas, tal como o soro fisiológico, para eliminar todos os organismos alérgenos que estão concentrados na mucosa nasal. A praticidade desse tratamento, permite que a lavagem ocorra várias vezes ao dia e não afeta o efeito de outros medicamentos, pelo contrário pode aumentar até a eficiência dele.
Medicamentos
O uso de medicamentos também é outro método de tratamento bastante eficaz que deve ser prescrito apenas pelo profissional médico. Por isso, são indicados descongestionantes nasais, anti-histamínicos e corticosteroides para aliviar os sintomas da congestão e demais incômodos provocados pela rinite.
É importante não cometer o erro de tomar remédios por conta própria, afinal a automedicação causa sérios riscos para a sua saúde.
Ao longo do post você pode conhecer quais são as principais causas, sintomas e tratamento da rinite. Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas apresentados acima,não hesite em buscar orientação médica.