A ansiedade é uma característica normal de todo ser humano diante de momentos que podem causar medo, expectativa ou questionamentos. Porém, quando esse sentimento passa a incomodar e persistir durante períodos longos de tempo e tudo isso começa a impactar nas suas atividades, a ansiedade deixa de ser normal e vira um tema para se preocupar.
O Transtorno de Ansiedade é causado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). E isso começa a afetar as tarefas diárias da pessoa.
Como identificar o Transtorno de Ansiedade
A preocupação ou tensão com situações que não possuem motivos para isso é o principal sintoma apresentado por quem possui o Transtorno de Ansiedade. Em todos os momentos do dia essas preocupações surgem. Mas, mesmo que a pessoa saiba que tem esse transtorno, a dificuldade é muito grande para controlar a situação.
Além dessas preocupações, diversos sintomas podem ser notados, conforme abaixo:
- Dificuldade de concentração;
- Fadiga;
- Irritabilidade;
- Problemas para dormir;
- Problemas para permanecer dormindo;
- Noites de sono em que não se descansa;
- Inquietação;
- Sentimento de assustado sempre;
- Tensão muscular;
- Tremedeira;
- Dores de cabeça;
- Problemas de estômago;
- Náusea;
- Diarreia.
Procure um médico
Por mais que seja normal o sentimento de ansiedade, se você estiver com algum dos sintomas acima, ou até preocupação demais, procure um médico. Pois, o Transtorno de Ansiedade não é curado sozinho e essas preocupações não vão desaparecer de uma hora para outra. Elas tendem sempre a piorar. Por esse motivo, o suporte de um médico é essencial para evitar complicações.
Mas qual médico devo ir?
O Transtorno de Ansiedade pode ser diagnosticado e tratado com Psiquiatra e Neurologista. Então, fique atento para procurar a especialidade certa e assim você não perder tempo.
O que devo falar ao médico?
Após marcar a consulta com o médico desejado, se prepare para esse momento. Vá com as seguintes informações anotadas, para não esquecer nada.
- Lista de todos os sintomas que você está sentindo e quanto tempo isso vem ocorrendo;
- Se você já teve outros transtornos ou alguma outra doença, leve seu histórico médico, incluindo remédios tomados ou de uso contínuo.
Diagnosticando
O médico que está te consultando irá identificar se realmente o que você tem é Transtorno de Ansiedade, e assim, tomar as medidas necessárias para iniciar o tratamento. Serão feitas diversas perguntas e você deve se atentar para responder todas elas com o máximo de detalhes possíveis.
Tratamentos
Para o tratamento do Transtorno de Ansiedade o médico irá ajudar o paciente a agir normalmente na sua vida, deixando as preocupações de lado. Isso pode ser feito com uma combinação de medicamentos e terapia, pois as duas juntas funcionam melhor que apenas uma técnica isolada.
Lembre-se sempre de nunca interromper os medicamentos receitados sem antes falar com seu médico. Pois a interrupção ou a mudança de dose, podem trazer sérios efeitos psicológicos muito difíceis de serem reparados.
Agora que você já tem informações sobre o Transtorno de Ansiedade, se você estiver sentindo algum sintoma, não deixe de procurar um médico.