A massa muscular ainda é um tema que gera muitas dúvidas, sobretudo àquelas relacionadas a diferença entre massa gorda e massa magra. Saber distinguir esses dois tipos de massa é de suma importância para que se possa manter um corpo em forma e saudável.
Por quê? É simples, uma vez que você consegue entender essa diferença, torna-se mais fácil alinhar o seu treino e alimentação com as reais necessidades do seu corpo. Esse é um dos principais problemas que fazem com que as pessoas não obtenham o corpo que tanto desejam.
Para te ajudar a não cometer esse tipo de erro, ao longo deste post serão apresentadas as principais diferenças entre a massa gorda e a massa magra. Confira e comece agora mesmo a adequar a sua alimentação e treinos.
Massa Muscular
O que é massa gorda?
Muitas pessoas associam a massa gorda, ou gordura corporal, como algo maléfico para o organismo, mas isso não é verdade. O corpo necessita de uma quantidade de gordura para proteger os órgãos internos e auxiliar no bom funcionamento do corpo como um todo.
O problema reside, quando uma pessoa acumula um alto percentual de massa gorda, pois quando ela é acumulada em excesso é gerado um efeito contrário. Aumenta-se os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, colesterol alto, diabetes, dentre outras que prejudicam a saúde.
O excesso de massa gorda também gera efeitos negativos na aparência de qualquer pessoa. Afinal, ocorre um aumento de peso e começam a surgir as famosas gorduras localizadas nas mais variadas partes do corpo, bem como aumentam-se os riscos de surgirem outros problemas estéticos como as celulites e a flacidez.
Para manter um corpo saudável e em forma, é essencial manter o percentual de gordura ideal para sua composição corporal. Pode ser medida por meio de um exame de bioimpedanciometria. Além disso, aposte na prática de exercícios físicos e em uma alimentação balanceada, que estimulem a perda de gordura e aumento da massa muscular.
O que é massa muscular magra?
A massa magra é composta de água e proteína, por isso que pessoas que desejam aumentar a massa muscular investem no consumo de alimentos e suplementos ricos em proteínas. Ela inclui o peso de todos os músculos, ossos, quantidade de água e órgãos do corpo.
O aumento da massa magra no organismo,é algo essencial para aquelas pessoas que desejam emagrecer e manter um corpo em forma. Isso ocorre pelo fato dos músculos, consumirem uma grande quantidade de energia, o que estimula o aceleramento do metabolismo e queima da gordura corporal mais rápida.
É possível estimular o crescimento da massa muscular, através de uma alimentação balanceada e principalmente na prática de exercícios físicos que estimulem o crescimento dos músculos. Por isso, invista em treinos de força e resistência, como a musculação e combine-os com aqueles exercícios aeróbicos, que queimam gordura corporal.
Não é a toa, que pessoas com percentual ideal de massa magra possuem um corpo em forma, com um físico que realça a tonificação dos músculos e até mesmo a estrutura corporal dos ossos. Outra vantagem, é que elas conseguem perder gordura com mais facilidade.
Mantenha o equilíbrio
Após conhecer quais as principais diferenças entre a massa gorda e a massa magra, você percebeu a importância de mantê-las em equilíbrio, certo?
Vale a pena destacar, que o aumento da massa muscular reflete no ganho de peso. Mas, isso não é motivo de preocupação, pelo contrário é um sinal de que o corpo está realmente queimando gordura e fortalecendo os seus principais grupos musculares.
É fácil perceber que você está ganhando músculos ao invés de gordura, quando seu corpo começa a ficar mais tonificado, ou seja, aqueles “pneuzinhos” de gordura e flacidez são eliminados do seu corpo.
O primeiro passo, é buscar um profissional qualificado para avaliar a sua porcentagem de gordura e massa muscular. A partir desse resultado, você poderá investir na prática de atividades físicas e em uma dieta, que supra as reais necessidades do seu corpo. Esse é o segredo para mantê-lo sempre em forma e saudável.
Quer saber mais sobre como manter um corpo em forma e saudável? Leia nosso post sobre a milagrosa dieta mediterrânea .
Referências
https://www.terra.com.br/noticias/dino/a-diferenca-entre-massa-magra-e-massa-gorda,db689e96ed5e6b4ce28e6c527f706465qoazut1i.html
https://www.tf.com.br/blog/alimentacao/massa-magra-x-massa-gorda-entenda-a-diferenca-e-o-impacto-delas-na-sua-balanca/