É uma disciplina nova que está ganhando cada vez mais adeptos e que garante resultados surpreendentes, sabe o que é calistenia? Nós te contamos!
Estamos acostumados a associar a atividade física e exercício com pesos, halteres, máquinas de academia… mas a pouco tempo uma nova técnica que permite trabalhar os músculos com o peso de seu próprio corpo vem ganhando força nos meio dos atletas.
O termo vem do grego kallos (beleza) e sthenos (força) e é uma disciplina que está ganhando terreno cada vez mais no mundo fitness.
O que é calistenia?
É um sistema de treinamento que se concentra na execução de movimentos através de diferentes grupos musculares. Não são uma série de exercícios de ginástica que, como eles estão executando os resultados serão cada vez mais evidente em nosso corpo. Ele ganha força, flexibilidade, agilidade e poder.
Como é praticada a calistenia?
Seu próprio corpo e mínimo onde você precisa mover para realizar os exercícios. Uma vez que você tenha controle sobre a atividade, será necessária uma barra de pull-up, mas este será o único material que você precisa. A prática da técnica calistênica, portanto, torna-se uma das atividades mais confortáveis, já que você pode realizar sua rotina de exercícios de maneira simples, onde quer que esteja.
Normalmente, o que é procurado em academias com o uso de máquinas é aumentar a massa muscular, trabalhando os músculos de forma isolada com diferentes dispositivos. Exercícios calistênicos trabalham grupos musculares e progressões de exercícios do simples ao mais complicado, o que faz com que os músculos estabilizadores sejam ativados em vários exercícios.
Você também pode se interessar por este artigo:
Quem pode fazer calistenia?
Pode ser usado por homens e mulheres de qualquer idade (exceto crianças), desde que seu próprio peso corporal seja controlado. No começo você pode fazer cerca de 2 ou 3 repetições dos exercícios, mas em um mês você pode aumentar até 8 repetições.
Benefícios da calistenia
- Aumento da força muscular
2. melhoria física é alcançado a um nível geral
3.Permite maior definição muscular
4. promove a queima de gordura e perda de peso
5. Aumento da força muscular
6. Hipertrofia muscular
7. Aumentar potência muscular
8. Maior flexibilidade
9. Postura
10. Ele também ajuda a melhorar o sistema cardiovascular é, esquelético e articular
11. Também é muito importante aspecto psicológico desde a prática de qualquer esporte sempre causa liberação de endorfinas que produzem sensação debem – estar e felicidade
Rotina de treino: 4 exercícios básicos para começar em calistenia
- Sentadillas:é um exercício muito completo no qual, acima de tudo, a parte inferior do corpo é trabalhada. As pernas, nádegas são fortalecidas e os abdominais também são trabalhados: perfeito para tonificar as pernas e o abdômen, portanto. O ideal é fazer séries de cerca de 10 ou 12 repetições.
- Flexões: são básicas para que os braços ganhem força para realizar exercícios mais avançados. Quando o bíceps e o tríceps ganharem forma, você poderá adicionar novos exercícios.
- Dominado: um dos exercícios mais claros que mostram como erguer seu corpo com todo seu peso com o trabalho feito pelos seus braços. É o único exercício para iniciantes que requer um bar. Recomenda-se que o primeiro dominado seja realizado com a pegada supina tentando completar 2 a 3.
- As nádegas e os quadris se elevam: fortalece o trem inferior e a parte inferior das costas. Face para cima e com as pernas dobradas e os braços ao longo do corpo levanta a pélvis e ao mesmo tempo contrai os glúteos.
Para este treinamento de iniciação em calistenia, você também pode adicionar movimentos anaeróbicos, como passadas, saltos.
Tenha em mente quando você pratica calistenia …
A possibilidade de lesão sempre existe quando praticamos esportes, mas com a disciplina de calistenia devemos ter um cuidado especial em quais movimentos. O ideal é dominar todos os exercícios e assim não cometer erros e controlar os movimentos do próprio corpo e do peso. Por tudo isso, os especialistas recomendam:
- Sempre aqueça antes de fazer o treinamento.
2.Não treine se você tiver dores musculares, rigidez …
3. Realize os exercícios em um ritmo normal, não muito rápido.
4. Não force posturas ou articulações.
5. Realize alongamentos musculares por um tempo não superior a 8 segundos.
6. Recomenda-se usar luvas para proteger as mãos.
Bom treino!