A circulação sanguínea é importante para saúde. É por meio da circulação que nutrientes, minerais e oxigênio são transferidos para diferentes partes do corpo. Além disso a circulação promove o crescimento celular e a função dos órgãos.
A má circulação sanguínea pode afetar todo o corpo, incluindo o cérebro, coração, fígado, rins e membros inferiores. Pode causar uma variedade de problemas de saúde.
Sintomas comuns de má circulação são dormência ou sensação de formigamento em certas partes do corpo, mãos e pés frios, fadiga, tontura, perda de cabelo, pele seca, edema, dores de cabeça, cãibras musculares, dor nas pernas e batimentos cardíacos irregulares.
Muitos fatores podem contribuir para a má circulação sanguínea, como sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, cafeína, maus hábitos alimentares e longas horas sentado.
Também pode ter relação com condições médicas, como gravidez, diabetes, colesterol alto, doenças da tireóide, obesidade, pressão alta, distúrbios nervosos, anemia, vasos sanguíneos estreitados/bloqueados e alergias alimentares.
Você pode melhorar o fluxo sanguíneo em todo o corpo fazendo mudanças no estilo de vida, mantendo uma dieta saudável e usando remédios caseiros. Mas se você sofre de distúrbios circulatórios deve consultar um médico.
As 10 principais maneiras de melhorar a circulação sanguínea
Exercício
O exercício é a melhor maneira de promover uma boa circulação sanguínea. Não há necessidade de realizar exercícios rigorosos ou treinamento com pesos. Na verdade, exercícios aeróbicos simples e leves são suficientes para melhorar o fluxo sanguíneo.
Caminhe por no mínimo 30 minutos, pelo menos 5 vezes por semana.
Pratique natação, corrida, ciclismo, e atividades similares, algumas vezes por semana.
Faça alongamentos diários, pelo menos 15 minutos pela manhã.
Nota: Não se exceda, especialmente de início, quando não se tem condicionamento físico.
Massagem
A massagem/massoterapia ajuda a movimentar o sangue por meio das áreas congestionadas. Uma massagem relaxante, de todo o corpo, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo.
Aqueça um pouco de azeite, coco ou óleo de amêndoa. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de alecrim.
Usando movimentos suaves e firmes, massageie as mãos, pernas, tornozelos e outras partes do corpo com o óleo.
Espere por algum tempo e depois tome um banho quente.
Desfrute de massagem algumas vezes por semana.
Nota: Ao fazer massagem, mantenha os movimentos direcionados para o coração para promover o fluxo venoso do sangue.
Hidroterapia
A hidroterapia é outra forma simples e eficaz de melhorar a circulação sanguínea. Ela ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, assim, promover o fluxo sanguíneo.
Desfrute de um banho quente com vapor de banheira de hidromassagem ou sauna. Se possível opte por fazer ao menos 2 vezes por semana.
Alguns alimentos que podem ajudar
Açafrão-da-terra
Açafrão-da-terra é um tempero maravilhoso que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea. O açafrão é o ingrediente que ajuda a impedir que as plaquetas do sangue formem coágulos e reduz o acúmulo de placas nas artérias.
De acordo com um estudo de 2012 publicado na revista “Nutrition Research”, suplementos de açafrão afetam positivamente o fluxo sanguíneo, semelhante ao exercício.
Adicione 1 colher de chá de açafrão em pó e um pouco de mel em um copo de leite morno. Beba 1 ou 2 vezes ao dia
Se quiser também poderá tomar suplementos de açafrão, mas é importante consultar um médico antes
Além disso, inclua açafrão em sua cozinha.
Pimenta Caiena
Pimenta caiena contém capsaicina que ajuda a estimular o fluxo de sangue por todo o corpo. Também fortalece as artérias e vasos capilares. Além disso, ajuda a reduzir os sintomas como dores, (de cabeça, pés) e também ajuda a aliviar sensação de frios e formigamento nas pernas.
Misture 1/2 colher de chá de pimenta caiena em pó, 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e 1 colher de sopa de mel em um copo de água. Beba esta mistura duas vezes ao dia.
Além disso, inclua pimenta caiena em suas refeições.
Nota: Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o consumo de pimenta caiena.
Óleo De Coco
O óleo de coco é muito benéfico para melhorar a circulação. Tem gorduras saudáveis e contém triglicerídeos de cadeia média que ajudam a aliviar a inflamação das artérias. Isso, por sua vez, melhora o fluxo sanguíneo em todo o corpo.
Consumir 2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem por dia.
Você também pode usar óleo de coco quente para massagear suas mãos e pernas diariamente.
Chá Verde
O chá verde é rico em antioxidantes que ajudam a relaxar as artérias e melhorar a circulação. Está associado a um aumento nos níveis de óxido nítrico, um potente vasodilatador. Ajuda a alargar os vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo de sangue.
Coloque um saquinho de chá verde em um copo de água quente por 5 minutos.
Esprema o excesso de chá pressionando o saquinho de chá contra o copo com uma colher.
Retire a bolsa, adicione mel e beba.
Beba 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente.
Chocolate Negro
O cacau (no chocolate amargo) ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo. Além disso, de acordo com um estudo de 2014 publicado no Journal of American Heart Association, o chocolate amargo melhora o fluxo sanguíneo para as pernas, a partir de componentes bioquímicos que levam as artérias a se alargarem.
Coma um pequeno pedaço de chocolate amargo diariamente para melhorar a circulação. No entanto, certifique-se de escolher chocolate amargo que contenha pelo menos 70% de cacau.
Gengibre
O gengibre é um ingrediente comum da cozinha que também pode ajudar. Ele contém compostos como gingeróis e zingerona que têm um efeito de aquecimento no corpo, resultando em uma boa circulação.
O consumo regular de gengibre também previne coágulos sanguíneos no corpo e reduz o risco de doenças cardíacas e aterosclerose.
Beba chá de gengibre 2 ou 3 vezes ao dia. Para fazer o chá, ferva 1 colher de sopa de gengibre em fatias finas em 2 xícaras de água por 10 minutos. Coe, adicione mel e beba.
Você também pode mastigar algumas fatias de gengibre fresco diariamente ou incluir gengibre seco ou fresco em sua cozinha.
Alho
Alho promove a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial e impede a agregação de placas no sangue. É eficaz na prevenção do acúmulo de placa nas artérias e na redução do risco de aterosclerose. Um estudo publicado no The Journal of Nutrition em 2006 descobriu que o alho é bom para a saúde cardiovascular.
Coma 2 a 3 dentes de alho cru diariamente com o estômago vazio.
Além disso, inclua o alho na sua alimentação diária.
Dicas Adicionais
- Não se sente ou fique na mesma posição por muito tempo. Faça pausas regulares nas suas atividades a cada duas horas;
- Reduza sua ingestão de cafeína e álcool;
- Se você fuma, é importante parar;
- Evite comer alimentos que são ricos em gorduras saturadas;
- Limite seu consumo de sal;
- Eleve as pernas e as mãos para aumentar a circulação nessas partes do corpo;
- Coma frutas ricas em vitamina C, pois ajuda a manter forte o revestimento das artérias;
- Coma frutas frescas e vegetais folhosos que têm altos níveis de antioxidantes. Algumas receitas interessantes você encontra em sites de culinária;
- Beba muita água, todos os dias, para hidratar as células e incentivar o fornecimento regular de minerais;
- Considere tomar suplementos de ômega-3 após consultar seu médico;
- Escovar a pele seca para remover as células mortas da pele e melhorar a circulação;
- A acupressão, acupuntura e massagem também facilitam a circulação suave.