Nariz escorrendo, dor de cabeça, dor de ouvido, tosse e cansaço. Estes são somente alguns sintomas da sinusite. A sinusite é uma condição chata e muito frequente na vida das pessoas, principalmente na mudança de estação do outono-inverno. Provocada pelo vírus Influenza, ela pode surgir através da gripe, do desenvolvimento de bactérias e fungos das secreções nasais.
A sinusite nada mais é do que uma inflamação dos seios da face, que são cavidades existentes nos ossos do crânio que servem para diversas funções:
- Umidificar o ar que entra pelo nariz;
- Absorver impactos no crânio;
- Produzir secreções que protegem as vias aéreas.
Essas secreções, às vezes, podem se acumular nesses seios, propiciando o crescimento de microorganismos e produzindo uma reação inflamatória, a sinusite.
Apesar de desconfortável, a sinusite é benigna e se resolve sozinha, na grande maioria dos casos. No entanto, é bem difícil ter que trabalhar, estudar, e fazer as atividades normais do dia a dia sentindo os sintomas desconfortáveis da sinusite, como a dor de cabeça, e o nariz escorrendo.
Por isso recorremos ao médico e a algum tipo de tratamento para aliviar os sintomas até que a sinusite passe. O problema é que muitas vezes acabamos por tomar remédios demais, com muitos efeitos colaterais, e recorremos até mesmo ao uso de antibióticos, sem necessidade.
Foi pensando nisso, que trouxemos nesse texto opções de técnicas e remédios naturais para aliviar a sinusite, com boa efetividade. Você pode tentar em casa mesmo, sem precisar ir ao médico ou gastar com uma conta enorme na farmácia.
Técnicas e remédios caseiros para o alívio dos sintomas da sinusite
Algumas técnicas e terapias feitas em casa podem aliviar, e muito, os sintomas, que tanto incomodam.
Simples e fáceis de serem aplicadas, essas técnicas são baratas e não precisam de prescrição médica. Reunimos aqui algumas das mais eficazes, para que você possa testar e descobrir por si mesmo!
Lavagem com soro fisiológico
Uma das técnicas mais estudadas e comprovadas para alívio da sinusite é a lavagem do nariz com o soro fisiológico. Ele ajuda a retirar o excesso de secreção acumulada nos seios da face, reduzindo a pressão e aliviando a dor. Além disso, acelera o processo de cura e redução da inflamação.
Tome um banho bem quente
O banho quente por si só não é o que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, e sim o vapor. O vapor de água quente ajuda a fluidificar a secreção acumulada, auxiliando na sua eliminação, e acelerando o processo de cura da sinusite, além de aliviar juntamente a pressão e os sintomas.
Hidrate-se
Ingira muito líquido, de preferência, água. Permanecer hidratado ajuda na fluidificação e eliminação da secreção, bem como no alívio dos sintomas de forma geral, inclusive da dor de cabeça. Corte café ou bebidas alcoólicas, pois eles possuem o efeito contrário, e podem causar desidratação.
Evite estímulos que possam causar alergia
A alergia só pior os sintomas da sinusite. Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir os estímulos alérgenos em casa, como instalar filtros e umidificadores de ar, utilizar roupas de cama e banho antialérgicas, manter a casa livre de poeira, ficar longe de mofo, entre outras.
Utilize um umidificador em casa
O umidificador serve para o mesmo propósito que algumas medidas que contamos ali em cima, fluidificar a secreção nasal. Se você não tem um umidificador, uma opção é colocar um balde de água ou uma toalha molhada no quarto, e deixar a água evaporar. Se colocar a toalha, certifique-se de mantê-la molhada.
Aplicação de calor local
Uma bolsa de água quente pode ajudar bastante a aliviar a pressão da sinusite, pois ela ajuda a umidificar a secreção e ainda ajuda no fluxo sanguíneo local, melhorando a dor. Você pode ainda utilizar uma toalha embebida em água quente na forma de compressa. De qualquer forma, muito cuidado para não se queimar.
Descanse e relaxe
Por fim, tente relaxar e deixar o seu corpo o mais descansado possível para que ele possa focar os esforços em combater a sinusite, e para que você se cure mais rápido. Além disso, o relaxamento pode ajudar no alívio da dor de cabeça, que muito incomoda durante a sinusite.
Evite correr para o médico ao menor sinal de sinusite, e evite tomar antibióticos sem motivo. Procure um profissional apenas se você já tentou todas as medidas acima, e mesmo assim, após sete dias, os sintomas não reduziram em nada.
Já testou algumas dessas técnicas? Tem alguma outra dica para compartilhar? Escreva nos comentários!