A gastrite é uma inflamação no estomago, geralmente causada pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas, estresse constante, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra coisa que faça o funcionamento do estomago perder a sua funcionalidade, como por exemplo, má alimentação.

Quando acontece uma dessas coisas mencionadas acima, os sintomas da gastrite começam a aparecer. Isso pode ocorrer de uma hora para outra ou ir aumentando com o decorrer do tempo.

Ao sentir os sintomas da gastrite, um médico gastroenterologista deve ser consultado para constatar se realmente você possui a doença. Geralmente ele vai solicitar que você faça um exame de endoscopia para que seja analisada toda a parede estomacal e assim confirmar ou não a gastrite em seu estomago.

Existem 5 tipos diferentes de gastrite: nervosa, aguda, crônica, eosinofílica e enantemantoda.

Nesse texto veremos um pouco sobre cada uma delas, seus sintomas e características para, ao procurarmos ajuda médica, fazermos o tratamento corretamente.

Gastrite Nervosa

Como o próprio nome diz, é a gastrite que ataca em momentos que passamos excesso de nervoso, ansiedade e até mesmo estresse. As pessoas que tem esse tipo de gastrite sofrem de arrotos frequentes, queimação no estomago e, em casos mais extremos, vômitos. O tratamento desse tipo de gastrite é feito em conjunto com psicólogos, ond são receitados antiácidos e calmantes.

Gastrite Aguda

Cerca de 80% das pessoas possui em seu estomago uma bactéria chamada Helicobacter Pylori, mais conhecida como H. Pylori. Essa bactéria é a responsável pelo desenvolvimento da gastrite aguda e, quando diagnosticada, deve ser combatida com antibiótico e antiácidos. Os sintomas de gastrite aguda são vômitos, náuseas e dores que aparecem repentinamente. A gastrite aguda se não for corretamente tratada pode se tornar gastrite crônica.

Gastrite Crônica

Os sintomas de gastrite crônica são um dos que mais incomodam as pessoas pois, geralmente são sintomas prolongados onde há um aumento gradativo da inflamação estomacal, chegando até mesmo ao quadro de úlcera. Para o tratamento de gastrite crônica, os médicos geralmente receitam antiácidos e protetores gástricos. Em casos mais intensos, é receitado antibiótico quando existe a bactéria H. Pylori. Além da medicação, uma dieta deve ser inserida na vida do paciente, de modo que alguns alimentos sejam evitados e outros consumidos em maior quantidade.

Gastrite Eosinofílica

A gastrite eosinofílica é caracterizada por um aumento significativo de células imunes no estomago. As inflamações desse tipo de gastrite são mais intensas e pioram ainda mais em pessoas que tem algum tipo de alergia. Os sintomas de gastrite eosinofílica também são náuseas, azia e vômitos. Nesse tipo de gastrite podem ser receitados em alguns casos corticoides.

Gastrite Enantematosa

Esse tipo de gastrite surge em pacientes quando há uma inflamação mais profunda nas camadas da parede do estomago. Pode aparecer também quando existir a bactéria H. Pylori ou doenças autoimunes. Ainda pode surgir quando o paciente fizer uso excessivo de aspirina e anti-inflamatórios. Os sintomas de gastrite enantematosa são: gases, vômitos e indigestão. A cura da gastrite enantematosa é feita através de antiácidos e dietas com pouca ingestão de cafeína, gorduras e doces.