Investigações apontam que o conhecimento do homem sobre os benefícios dos remédios caseiros remonta a milênios. As observações feitas em sítios arqueológicos, por exemplo, indicam que, já no período paleolítico, as suas poderosas propriedades eram bastante conhecidas.
Escrito pelo governante chinês Shen Nong, em 2.900 a.C., o “Shen nong pen ts’ao”, o mais antigo registro sobre ervas medicinais de que se tem conhecimento, faz uma listagem com centenas de ervas medicinais para o combate às mais diversas moléstias conhecidas na época.
No Brasil, o uso de alguns remédios caseiros é regulado por lei. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Resolução nº 14/2010, define os medicamentos fitoterápicos, e faz uma lista com aqueles que podem ser utilizados.
E dentre os principais distúrbios combatidos por eles, estão:
1.Problemas digestivos
Os benefícios dos remédios caseiros também alcançam distúrbios como úlceras, gastrites, má-digestão, azia, entre outros transtornos do aparelho digestivo. Eles podem ser combatidos, por exemplo, pelo Eucaliptol – proveniente do eucalipto – presente no chá de boldo. Para tal, deve-se acrescentar 1 colher de sobremesa das folhas secas em 1 xícara de chá de água fervida, abafar por 5 minutos e tomar a bebida morna.
O hortelã também é conhecido pelas suas propriedades digestivas. 1 colher de sobremesa das folhas secas deve ser acrescentada a 1 xícara de chá de água fervida. Abafe por dez minutos, e tome pelo menos duas vezes ao dia (após as refeições).
2.Diabetes
Um excelente coadjuvante no tratamento da diabetes, é o chá de “pata de vaca”. Tal é a sua capacidade de estimular o funcionamento do pâncreas, que chega a ser chamado de “insulina vegetal”.
Para o preparo, é necessário acrescentar duas folhas da pata de vaca em 150ml de água fervida. Abafe por 10 minutos e beba pelo menos 2 xícaras ao dia, antes das principais refeições.
Também o pó da casca de maracujá é bastante indicado para esses casos. A pectina contida em sua composição, ajuda a diminuir a taxa de glicose no sangue.
Nesse caso, o recomendado é acrescentar 1 colher de sopa aos sucos, leites, iogurtes, entre outras bebidas.
3.Prisão de ventre
Um dos benefícios dos remédios caseiros é, justamente, estimular os chamados “movimentos peristálticos” do intestino, e contribuir, com isso, para o adequado trânsito do bolo fecal.
O suco de laranja com kiwi é um dos mais indicados para o alívio dos sintomas. Ao acordar, ainda em jejum, o suco de laranja com pelo menos dois kiwis maduros ajuda a regularizar os movimentos intestinais, as descargas biliares, entre outras funções que contribuem para a evacuação.
Também consumir, em jejum, 1 banda de mamão papaia, 3 ameixas pretas, 15g de sementes de linhaça e 250 ml de suco de laranja, batidos no liquidificador, ajuda a combater os sintomas.
4.Insônia
A natureza, também para esses casos, oferece solução. 1 cápsula de melatonina, 30 min antes de dormir, por meio do estímulo da glândula pineal, regula os processos de sono e de vigília.
O chá de kava-kava (conhecido como um “ansiolítico natural”) possui uma poderosa ação tranquilizante, sedativa e calmante.
Recomenda-se 1 colher de sopa das suas folhas secas em meio litro de água fervida. Logo após, abafar por 10 minutos, e tomar 1 xícara de chá antes de dormir.
5.Cansaço físico e mental
Os remédios caseiros também beneficiam o organismo, por meio das suas propriedades termogênicas (aceleradoras do metabolismo) e vasodilatadoras
Uma mistura de 1 colher de chá das folhas secas de hortelã e de cavalinha em 250 ml de água fervida, abafada por 5 minutos, possui propriedades extremamente revigorantes.
Mas também uma mistura de gengibre, alecrim e genciana (1 colher de chá, cada) em 150 ml de água fervida, abafada por 10 minutos, produz o mesmo efeito.
6.Infecções pulmonares e respiratórias
É possível aproveitar os benefícios dos remédios caseiros, por exemplo, contra a tuberculose. Nesse caso, deve-se ferver quatro dentes de alho amassados em 1 litro de leite (até reduzir o volume pela metade). Tomar 1 xícara, três vezes ao dia, com 1 colher de chá de mel de abelha.
O agrião também pode ser utilizado como um potente antibiótico natural. Basta juntar 1 colher de sopa de agrião, 1 xícara de chá de água fervida, e abafar por 5 minutos. Tomar 1 xícara, três vezes ao dia.
7.Anemia
Por fim, quem sofre com anemia pode utilizar a urtiga, por exemplo. Para isso, basta acrescentar 1 colher de sopa do vegetal em 1 litro de água, ferver por no máximo 3 minutos, abafar por mais 10, e tomar pelo menos 1 xícara, três vezes ao dia.
A beterraba é um vegetal riquíssimo em ferro, magnésio, potássio, vitamina C, entre outros nutrientes. Ela pode ser consumida crua ou na forma de sucos.
Caso esse artigo tenha sido útil, deixe o seu comentário, logo abaixo. E continue acompanhando as publicações do blog.