O uso da erva doce tem se tornado cada vez mais popular, principalmente quando falamos sobre o chá feito a partir dessa planta. Se você ainda não conhece as indicações de uso da erva doce, pode estar perdendo tempo.

De fato, a planta é usada para uma grande quantidade de finalidades, e você pode se beneficiar dela. Pode ser que você apenas não tenha descoberto que a erva doce pode te ajudar. É para acabar com a sua dívida, separamos 7 indicações de uso para você. Confira abaixo e veja se vale investir no produto!

Diminuição de cólicas e desconfortos gastrointestinais

Um dos usos mais conhecidos da erva doce é para aliviar cólicas, principalmente em bebês, que não podem tomar outros remédios. De fato, foi comprovado que o uso da planta é eficiente, e diminui os desconfortos de maneira rápida. A erva doce ainda ajuda a promover o relaxamento, o que geralmente é utilizado para que o bebê durma de forma mais tranquila.

Os desconfortos gastrointestinais, que também podem estar relacionados a cólicas, são outras indicações da erva doce. Você pode utilizar a planta para alívio de gases, constipação, dores abdominais, estômago pesado e azia.

Regulação do ciclo menstrual

A erva doce encontra em sua composição grande quantidade de fitoestrógeno, que seria o hormônio estrógeno de fontes naturais. Por conta dessa característica, a planta é uma das aliadas do alívio de desconfortos do período anterior à menstruação. Durante os dias de menstruação, ela também é indicada para melhorar cólicas.

Por conta desses efeitos e da interação com o ciclo menstrual, dizemos que a adição de fitoestrógeno na composição da planta ajuda na regulação. Se você tem ciclos desregulados, com menstruações espaçadas durante os meses, pode se beneficiar amplamente do uso da erva doce.

Diminuição da pressão arterial

A pressão arterial se torna perigosa se alcançar níveis altos. De fato, ela pode trazer uma série de consequências para a saúde do coração, e para a circulação sanguínea pelo seu corpo no geral. Nesses casos, podemos usar a erva doce para diminuição da pressão em quadros de risco. Isso ocorre, pois a planta tem propriedades vasodilatadoras, o que contribuir para normalização do fluxo sanguíneo.

Você ainda pode usar essas propriedades para prevenir um quadro de pressão alta. Se você tem tendências ou faz parte de grupos de risco, experimentar o consumo da planta se torna extremamente indicado.

Prevenção contra o glaucoma

O glaucoma é um quadro complicado, que consiste no aumento da pressão no olho. Se não for tratada com urgência, a doença pode até evoluir para um caso de cegueira. Podemos usar as propriedades vasodilatadoras, das quais falamos anteriormente, para entender um pouco melhor sobre a prevenção do glaucoma.

Quando dilatamos os vasos sanguíneos, estamos possibilitando um fluxo normal de sangue também na região ocular. Dessa maneira, nos prevenimos contra o aumento da pressão no olho. A erva doce ainda pode ser usada para tratamento de condições em que o glaucoma já está presente. Entretanto, para avaliar a situação, é melhor consultar um médico primeiro.

Combate ao câncer

Muitos estudos mostram que a erva doce tem propriedades que ajudam a combater e prevenir o aparecimento de diversos tipos de câncer. Se você está em um grupo de risco, ou se possui histórico de desenvolvimento de câncer na família, é importante fazer a prevenção.

Para combate ao câncer, não há uma maneira específica de consumir. Você pode tanto consumir em forma de chá, quanto na forma natural da folha. O importante é fazer um uso prolongado. No caso de prevenção de câncer, sugerimos que você comece a consumir a erva doce o quanto antes.

Melhoria na oxigenação do cérebro

A oxigenação no cérebro modifica uma série de fatores em nosso corpo. De fato, podemos dizer que essa é uma das necessidades mais básicas para manter a boa saúde, uma vez que problemas de má oxigenação quase sempre levam a quadros bastante graves.

O que ocorre com o consumo de erva doce? O processo é simples. Você precisa ter um bom fluxo de sangue pelo cérebro para manter os níveis de oxigênio. Mais uma vez, o efeito vasodilatador garante essa ação.

Fortalecimento dos ossos

Por fim, minerais como o cálcio, o fósforo e o potássio, que são encontrados em grandes quantidades na composição da erva doce, podemos ajudar no fortalecimento dos ossos. Essa é uma preocupação que aumenta especialmente conforme a idade. Por isso, se você estiver entrando no período da terceira idade, o consumo de erva doce é ainda mais reforçado.

Aqui, também falamos de um uso da erva doce a longo prazo. Isso potencializa os efeitos e não apenas fortalece os ossos, mas também previne contra o enfraquecimento precoce. Se você tem tendência a ter ossos mais frágeis, a medida se torna quase obrigatória.