Aparentemente, algumas pessoas sedentárias passam mais tempo do que outras, reclinadas em suas cadeiras ou cadeiras. E essa diferença pode ser a chave para determinar quem vai ganhar peso e quem vai ficar magro.
Os cientistas descobriram que as pessoas obesas estudadas sentavam-se cerca de 150 minutos por dia a mais do que as pessoas magras que participaram do estudo. Isso implicava que o primeiro queimava cerca de 350 calorias a menos do que o segundo.
Os pesquisadores consideraram o papel das atividades rotineiras, como andar, falar, sentar e ficar em pé.
Se os sujeitos com excesso de peso pudessem adotar o comportamento de suas contrapartes magras, isso implicaria uma perda de cerca de 15 quilos por ano, segundo o estudo. E não seria necessário ir ao ginásio para obter essa redução de peso.
Aqui, damos a você 7 motivos para isso:
Andar queima calorias. Por exemplo, uma pessoa que pesa aproximadamente 75 kg e anda um quilômetro em 9 minutos, queimará uma média de 550 a 800 calorias em uma hora. Essas calorias são comparáveis a uma refeição regular.
Caminhadas regulares aumentam sua taxa metabólica. Sabe-se que um passeio cinco vezes por semana durante 30 minutos em intensidade moderada a vigorosa aumenta a taxa metabólica. Este aumento no metabolismo dura várias horas após o exercício, então você continua a queimar calorias em um ritmo mais rápido, mesmo depois de a caminhada ter terminado e relaxado.
Um passeio pode agir como um inibidor de apetite. Primeiro, isso se deve ao aumento da produção de uma substância química chamada serotonina, que quando atinge certa concentração no cérebro, suprime o apetite. Em segundo lugar, a caminhada aumenta os níveis de um hormônio chamado noradrenalina, que não só aumenta a taxa metabólica, mas também suprime o apetite. Ao mesmo tempo, aumenta os níveis de adrenalina que são úteis para mobilizar a gordura das células que são queimadas pela energia do exercício.
As caminhadas aumentam o tecido muscular. Caminhadas regulares aumentam a proporção de peso muscular em todo o corpo. Enquanto um quilo de músculo é menor e mais compacto que um quilo de gordura. Seu corpo ficará mais firme, suave e moldado.
As caminhadas reduzem o fator de superalimentação. Muitas pessoas são superalimentadas por razões que não têm nada a ver com fome, estresse, tédio, depressão, solidão, etc. Sabe-se que um programa de exercícios pode ajudar a reduzir ou aliviar completamente esses fatores.
Caminhadas aumentam a auto-estima. Eles também dão uma sensação de “bem-estar”, e isso induz os caminhantes a terem uma motivação para manter um peso correto e se alimentar de forma saudável, porque se sentem melhor consigo mesmos. Uma pessoa com boa auto-estima tem maior probabilidade de parar de comer compulsivamente.
Andar a pé ajuda a acelerar o tempo de trânsito intestinal. Alguns pesquisadores e médicos acreditam que os exercícios aeróbicos ajudam os alimentos a permanecerem menos no estômago e nos intestinos, portanto, há menos tempo para as calorias e a gordura serem absorvidas.
P ara que você está certo. Para aproveitar todos esses benefícios não é necessário participar de maratonas, basta caminhar 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.