O silêncio se tornou algo raro. Não foi por acaso que a Organização Mundial da Saúde chegou a considerar a poluição sonora como uma praga dos tempos modernos. No cotidiano de grandes cidades, cada vez mais agitadas e barulhentas, somos constantemente impactados pelo barulho. Seja do trânsito, de obras, nos noticiários da TV e do rádio, nos alto-falantes, no trabalho.

Biologicamente, o barulho tem o efeito de elevar nosso nível de estresse e a pressão sanguínea, para nos manter alertas sobre algum perigo.  Por isso, é muito importante ficarmos em silêncio em algum momento do dia. Nosso corpo precisa se desligar e relaxar do ambiente externo. Muitas doenças começam com esse tipo de estresse. Quando for utilizar seu plano de saúde, conte ao médico se você sofre com barulho. Ele pode avaliar o quanto esse é um fator de risco para certas doenças.

Antes de realizar qualquer atividade, que tal começar a praticar o silêncio? Pare, reflita e abaixe o volume. 

 5 minutinhos

Comece com 5 minutinhos

A vida moderna nos oferece tantos estímulos e demandas, que acabamos por sobrecarregar nosso cérebro e não conseguimos nos desligar. Nossa atenção fica prejudicada, nos distraímos mais facilmente e ficamos mentalmente cansados para resolver problemas e adquirir novas ideias. Neste caso, ficar longe do barulho cotidiano pode ser restaurador.

Procure um ambiente calmo e tranquilo para relaxar e ouça o seu corpo, seus batimentos cardíacos e sua respiração. Você notará que, parar por 5 minutos, todas as manhãs, é um ótimo começo para reduzir o nível de estresse, aumentar o seu foco e sua criatividade. Deixe todos os problemas de lado e concentre-se apenas nesses momentos de silêncio.

 Yoga

Exercícios que nos ensinam a prática do silêncio

Yoga e meditação são excelentes práticas para quem deseja ouvir o som do próprio corpo. Na yoga, os exercícios de postura, respiração e relaxamento ajudam a restaurar a saúde física e mental, reequilibrando o sistema nervoso. Segundo estudo divulgado na revista americana “Psychiatry Research”, meditar 30 minutos por dia, durante oito semanas, é essencial para melhorar a memória e a capacidade de concentração.

 Mente

O silêncio tem o poder de regenerar nossa mente

Deixar de lado as distrações externas, por alguns instantes, ajuda a aumentar a concentração, a capacidade de aprendizado e memorização, a criatividade e a capacidade de refletir sobre nosso estado emocional. Ficar em silêncio é um ótimo começo de mergulhar fundo na mente, e captar nossas mais profundas emoções.

É preciso adotar o silêncio o quanto antes, para reduzir os níveis hipertensão arterial, ansiedade e estresse. Se você sente que está sobrecarregado e precisa desacelerar, feche os olhos e concentre-se. Veja também outras dicas do Especial Saúde sobre como ter uma alimentação saudável e qual a dose certa de exercícios físicos, e melhore agora mesmo sua qualidade de vida.

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE ONLINE »” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]