Estudo bombástico revela que o número de pessoas com pressão alta deverá crescer 80% nos países em desenvolvimento, como o Brasil, até 2025. A pesquisa foi desenvolvida pela Escola de Economia de Londres, em parceria com o Instituto Karolinska (Suécia) e com a Universidade do Estado de Nova York. Dados do Ministério da Saúde também mostram uma realidade assustadora: no Brasil há 17 milhões de hipertensos. Um número bastante alto e preocupante.

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]

Os motivos para desenvolver a pressão alta são muitos: histórico familiar, obesidade, sedentarismo, idade avançada, má alimentação, tabagismo, entre outros. Se você sofre de pressão alta ou tem chances de desenvolver a doença, é melhor tomar alguns cuidados básicos e prevenir-se desde já.

Pressão alta: uma doença silenciosa

Ao contrário do que se pensa, a pressão alta não apresenta sintomas. Trata-se de uma doença silenciosa, e que normalmente atinge pessoas acima de 50 anos. Para se ter uma ideia, 60% da população com mais de 60 anos é diagnosticada com hipertensão.

A pressão alta não causa tontura, nem dores de cabeça ou qualquer tipo de mal-estar. Os sintomas são presentes apenas nas fases mais avançadas da doença ou quando ocorre uma alteração brusca. Por isso, todo cuidado é pouco.

Veja se você está com pressão alta

Antes de checar sua pressão, escolha um ambiente calmo e fique de repouso por alguns minutos, sem falar. Sentado, você deve ajustar o aparelho em seu braço à altura do coração. Para obter um resultado preciso, não faça nenhum esforço físico 60 minutos antes de checar sua pressão.

Lembre-se também de estar com a bexiga vazia e de não cruzar as pernas durante a medição. Se a sua pressão estiver alta, tente repetir após 3 minutos.

Para ser considerada ideal, dentro dos padrões normais, sua pressão máxima deve ser 12,0 e sua pressão mínima 8,0. Se você estiver com 13,0 e 13,9 (máxima) e 8,5 e 9,0 (mínima), você está em uma situação limítrofe. Mas, se a máxima atingir 14,0 ou mais e a mínima ser de 9,0 ou mais, você está com pressão alta.

Independente do resultado apresentado, não deixe de consultar um médico especialista para saber como está sua saúde, sua pressão e para fazer exames periodicamente. Principalmente se você possui 50 anos ou mais.

Como prevenir e controlar a pressão alta ou hipertensão

Não existe segredo. Para manter sua pressão sob controle, e dentro dos níveis ideais (12×8), você precisa mudar sua rotina, seu estilo de vida. Faça atividades físicas diariamente. Sejam caminhadas leves ou exercícios mais intensos, o importante é movimentar o seu corpo para manter o peso ideal e reduzir os níveis de estresse.

Cuide também de sua alimentação. Já falamos aqui sobre os perigos do excesso de gordura e sal, grandes vilões da saúde, principalmente para quem sofre de hipertensão. Cerca de 60% dos ataques cardíacos acontecem em pessoas hipertensas. Evite também o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, açúcar e cigarro. Adote uma dieta balanceada.

Ainda bem que hoje existem muitos medicamentos modernos e eficazes para controlar a pressão alta. Basta seguir o tratamento rigorosamente.

Contate uma operadora de Saúde!

Na seção Guia, aqui no Especial Saúde, você encontra o contato de ótimas operadoras de planos de saúde, caso precise de acompanhamento médico para cuidar de sua pressão. Mas, se você não quer perder tempo, faça aqui a sua cotação online de plano de saúde. Cuidar da saúde é o primeiro passo para levar uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Planos de Saúde conosco. É um serviço gratuito, criado para auxiliar você no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]