A erva doce é usada para diversas finalidades. De maneira geral, podemos dizer que a planta desempenha um papel importante na promoção da saúde e no alívio de alguns desconfortos do nosso organismo. É por isso que é importante conhecer os efeitos terapêuticos do produto.
Se você ainda não sabe como a erva doce é usada, não se preocupe. Para te ajudar a conhecer mais sobre essa incrível planta, separamos alguns tópicos que se aprofundam no uso da erva doce. Assim, você também pode experimentar e comprovar os efeitos. Entenda mais a seguir.
O que é a erva doce?
A erva doce é uma planta da classe e família de muitas outras ervas comumente usadas na culinária. Temos, por exemplo, a presença do cominho e do coentro, alguns dos temperos mais conhecidos do mercado. Mas a erva doce é usada como alimento?
Na realidade, você pode sim consumir essa planta. Normalmente, esse consumo é feito por meio de chás. Entretanto, diferentemente dos exemplos que demos acima, a erva doce não é usada para alimentação em refeições, para promover mais sabor ao seu prato. O uso é medicinal, ou seja, voltado para a cura ou melhora de quadros aversivos de saúde.
Além disso, a erva doce não tem efeitos colaterais. Ela é indicada para uso em todas as idades, até nos bebês, como vamos verificar mais adiante. É uma planta inofensiva, mas com efeitos benéficos de longa duração.
Agora que você já entendeu melhor o que é a erva doce, podemos prosseguir para os usos. Vamos compreender para que serve a erva doce abaixo.
Usos comuns da erva doce
Prevenção de condições cardíacas
A erva doce é muito usada para melhorar a saúde do seu coração. Se você está com um quadro de pressão alta ou de colesterol alto, um simples chá feito a partir da planta pode te ajudar. Falamos dessas duas condições, pois elas possuem relação íntima com o aparecimento de doenças cardíacas, que costumam ser mais graves.
A erva doce é benéfica ao coração por diferentes motivos. O principal deles é o efeito de vasodilatação, que permite que o sangue flua com mais facilidade para dentro do coração. Sabemos que esse órgão precisa estar irrigado para garantir também o fluxo sanguíneo em outros órgãos do corpo.
Tratamento de condições gastrointestinais
Talvez o principal uso da erva doce seja para curar condições gastrointestinais. O chá feito a partir dessa planta pode te ajudar a solucionar uma simples indigestão ou uma síndrome do intestino irritável, condição mais grave e duradoura.
Entre os usos desta planta para melhorar o sistema gastrointestinal, dois se destacam. O primeiro é a resolução de quadros de azia. A erva doce neutraliza aquela sensação de queimação que sentimos, além de melhorar eventuais gases que podem surgir como efeito.
O segundo é a prevenção e auxílio em casos de constipações. A presença de grandes quantidades de fibras é responsável por esse papel. Podemos citar, também, a presença de antioxidante, que promovem a limpeza da região do intestino e favorecem o fluxo intestinal normal.
Uso em bebês
A erva doce é muito usada para melhorar a presença de cólicas em bebês. Você se lembra de que falamos que a erva doce era bastante inofensiva à saúde? É por isso que a relação é bastante indicada. Afinal, bebês muito pequenos não podem entrar em contato com medicamentos sintéticos.
Se o bebê está sentindo muitas cólicas, a erva doce ajudará a diminuir os espasmos que estão presentes no intestino, e que induzem ao quadro de cólicas. Ela ainda pode acabar com os gases da criança, para ajudar a solucionar as dores e desconfortos.
Fortalecimento do sistema imunológico
Um sistema imunológico enfraquecido pode ser a porta de entrada para a contaminação por muitas doenças. É por isso que você precisa manter o seu organismo fortalecido a todo momento. Nada melhor do que um chá para te ajudar!
Comer erva doce ou preparar um alimento a partir das sementes também ajuda. O que ocorre, em termos simples, é um fortalecimento do sistema imunológico condicionado pela presença de uma série de minerais, como o cálcio, o potássio e o fósforo, e de uma grande quantidade de vitaminas, como a vitamina C.
Emagrecimento
Um uso muito comum da erva doce é para emagrecimento. Normalmente, as pessoas aliam o consumo a outras práticas, como treinos em academias.
O que ocorre, nesse caso, é um efeito de limpeza do organismo, por conta da grande quantidade de antioxidantes que encontramos na composição. Esta planta também pode ajudar a manter o metabolismo funcionando em uma velocidade média, ideal para desestimular o ganho excessivo de peso, que normalmente ocorre quando o metabolismo está muito lento. Vale a pena conferir os rápidos efeitos emagrecedores do uso dessa planta!