A Gripe H1N1 é uma doença que está se alastrando rapidamente no país. Apesar de ter cura, o ideal é que o paciente procure um atendimento médico especializado assim que reconhecer essa patologia. Para isso, é imprescindível que você conheça quais são os principais sintomas dessa enfermidade.
Diante disso, ao longo deste post serão apresentadas informações relevantes sobre esse tipo de gripe. Ao terminar a leitura, você não só saberá o que é, mas também como reconhecer essa doença e os seus principais sintomas logo no início da infecção. Confira então:
O que é a Gripe H1N1?
A Gripe H1N1 é uma doença provocada pela Influenza H1N1. Assim, o resultado da mutação genética de três espécies de vírus: humana, aviária e suína. A transmissão do H1N1, ocorre de maneira similar ao da gripe comum.
Dessa forma, os principais métodos de contágio são:
- Contato com secreções respiratórias;
- Partículas de saliva;
- Espirro ou tosse de pessoas infectadas;
- Contato com objetos contaminados – louças, copos, talheres dentre outros.
Por essa razão, é imprescindível manter uma boa higienização das mãos e demais objetos, principalmente quando existe um contato próximo com pessoas infectadas.
Principais sintomas da gripe
A principal diferença entre a gripe comum e a H1N1, deve-se ao fato desta apresentar sintomas repentinos e mais fortes. Quando não são identificados inicialmente seus efeitos colaterais são fatais.
Dentre os principais sintomas da H1N1, destacam-se:
- Febre com temperatura acima dos 38ºC;
- Dores corporais;
- Sensação de cansaço ou fadiga;
- Dores intensas de cabeça e de garganta;
- Espirros;
- Tosse seca;
- Calafrios;
- Vômito;
Como reconhecer a doença
A incubação do vírus ocorre no período médio de dois dias, os sintomas surgem de maneira súbita e intensa. A febre alta, com duração entre três ou quatro dias seguidos, é um dos indícios da presença dessa doença.
A sensação de cansaço e mal-estar no corpo ao longo do dia, também caracteriza a gripe. Assim, ao sentir qualquer sintoma, o indicado é procurar um médico, ele irá realizar os exames clínicos necessários para diagnosticar a doença.
Principais métodos de tratamento e prevenção
Ao ser diagnosticado por essa gripe, o paciente deverá tomar medicamentos como o Relenza e o Tamiflu, por o período de tempo prescrito pelo especialista que prestou o atendimento. O período de tratamento varia de acordo com o quadro de saúde.
Normalmente, a H1N1 tem a duração de no máximo uma semana. Contudo, isso pode ser prolongado quando a doença afeta indivíduos considerados de alto risco, tais como:
- Crianças menores de dois anos;
- Idosos;
- Gestantes;
- Portadores de doenças crônicas;
- Pessoas com sistema imunológico comprometido.
Tomar a vacina contra a gripe é a melhor forma de prevenção dessa doença. Atualmente, elas são disponibilizadas tanto pelo Sistema Único de Saúde quanto pelos laboratórios privados. Em contrapartida, para os grupos considerados de alto risco, o SUS a disponibiliza gratuitamente.
Em qual especialista devo ir ao suspeitar que estou com a Gripe H1N1?
Diante de uma doença tão grave quanto essa, é normal que surjam dúvidas quanto ao especialista indicado para tratá-la. De maneira geral, é possível recorrer a três profissionais distintos nesses casos, são eles:
- Clínico Geral
Por ser capacitado para realizar o diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças, ele é o profissional indicado para cuidar da sua saúde caso identifique os principais sintomas da H1N1;
- Infectologista
O infectologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças causadas por bactérias, fungos, vírus, dentre outros. Isso inclui a H1N1, cujos os sintomas podem ser facilmente identificados por ele.
- Pneumologista
Por fim, o pneumologista é o profissional médico que pode ajudar você tanto no diagnóstico da H1N1, quanto no tratamento. Dessa forma, ele irá prescrever os medicamentos ideais para você caso a doença seja identificada.
Agora que você conhece o que é, quais os principais sintomas e que profissionais podem tratar a Gripe H1N1, assim poderá reconhecer a doença com facilidade. Além de recorrer aos profissionais capacitados para o tratamento da mesma, caso ela seja diagnosticada.
É importante ressaltar que caso você sinta alguns dos sintomas mencionados anteriormente, poderá recorrer ao posto de saúde ou a hospitais públicos. Nessas instituições, é possível ter acesso ao tratamento médico consideravél.