Com certeza você já ouviu falar da homeopatia. Mas você sabe de fato o que significa esse termo? Sabe o que é a homeopatia e como ela funciona?

O termo Homeopatia foi criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, e ele é usado para designar terapias alternativas às terapias ou medicamentos convencionais que utilizamos e consideramos tradicionais. Ela é diferente da Alopatia, que é o tratamento médico como conhecemos hoje, pois se baseia no princípio de que “os semelhantes curam-se pelos semelhantes”.

O que é a homeopatia?

A Homeopatia é um tratamento alternativo com bases científicas e tem a função de prevenir e tratar doenças. A homeopatia baseia-se no conceito de tratar a doença com a mesma substância que a causa. Isto é, a doença faria com que o corpo reagisse e combatesse a doença, ou seja, tratamento pelo semelhante.

Dessa forma, o corpo seria apenas estimulado a combater a doença com uma substância à qual ele já está exposto, administrada em doses muito menores.

A homeopatia entende que a doença como um desequilíbrio de energias no corpo. Por isso, o tratamento busca o equilíbrio, estimulando a cura por processos naturais vindos do próprio organismo e de sua energia vital.

Como é o tratamento pela homeopatia?

O tratamento, como já dissemos acima, se baseia no princípio dos semelhantes. Dessa forma, doses muito pequenas das substâncias conhecidas por causarem a doença que se quer tratar são utilizadas no tratamento, com o objetivo apenas de estimular os sistemas de defesa do corpo a produzirem uma reação de cura, balanceando novamente as energias corporais que estavam desequilibradas no estado de doença

O médico homeopata utiliza sempre um medicamento de cada vez, e você nunca irá sair do consultório com aquela receita com cinco remédios diferentes, como é com o medico alopata.

O médico receita então o medicamento que acredita ser o mais apropriado, a partir da avaliação individual do paciente, e estuda a resposta do organismo à terapia. Após alguns dias, o médico faz uma reavaliação, ara decidir se precisa trocar o medicamente, repetir o mesmo, ou simplesmente acompanhar o paciente e observar sua resposta.

A homeopatia possui um foco holístico de tratamento, ou seja, ela busca tratar o indivíduo como um todo, e não apenas a doença, ou a parte do corpo doente. Como ela acredita que a origem da doença está na fala do organismo em responder ao agente agressor, e não no agente agressor em si, o tratamento bus então fazer com que o organismo responda através do reequilíbrio de energias já mencionados

A consulta com o médico homeopata costuma demorar mais tempo, pois ele precisa conhecer a pessoa, seus sintomas, e o que levou ao surgimento deles, ou seja, um pouco da sua história, e não apenas aquele momento pontual, um recorte da vida do paciente.

Um dor maiores obstáculos para a aceitação mais difundida do uso da homeopatia dos sistemas de saúde tradicionais é o uso de doses muito pequenas e diluídas dos medicamentos, o que faz com que sua eficácia seja questionada.

No entanto, estudos mais robustos são necessários para comprovar os efeitos da homeopatia. O maior problema é que a homeopatia é um sistema diferente, e deve ser estudada sob uma ótica diferente, e não da mesma forma como estamos acostumados.

De uma forma geral, os paciente tratados pela homeopatia relatam resultados satisfatórios, e, assim como qualquer outro tratamento, a resposta ao tratamento homeopática é muito individual. Portanto, para saber se uma coisa funciona para você, o único jeito é testar.

Você possui alguma experiência com a homeopatia que gostaria de compartilhar com a gente? Escreva nos comentários!

Referências:
http://www.sinomar.com.br/sa_homeopatia.asp
https://www.praticasalternativas.com/homeopatia.php