Comer bem é uma arte, já dizia o antigo ditado. Imagine para quem segue a Dieta Mediterrânea! Além de deliciosa, é excelente para a saúde, principalmente para o coração. Estudos da Universidade de Barcelona mostram que este modelo alimentar diminui em até 30% os riscos doenças cardíacas e cardiovasculares.

Originária dos países como Itália, Espanha e Grécia, a dieta mediterrânea é baseada nos fundamentos da pirâmide alimentar, e utiliza somente alimentos frescos, de preferência orgânicos. A proposta é justamente eliminar o excesso de sal, açúcar, corantes e outros aditivos químicos presentes nos alimentos industrializados. Lembrando que na base da pirâmide alimentar estão os alimentos que mais devemos consumir. Já no topo, aqueles que devemos consumir com moderação.

Conheça os principais alimentos presentes na dieta mediterrânea

Gordura Saudável

Gordura saudável

Um dos elementos mais utilizados na dieta mediterrânea é o azeite extravirgem. Por ser extraído diretamente do fruto, as características do azeite permanecem quase inalteradas, tornando-o um alimento puro. Composto de 80% de ácido oleico, que é a fonte de gordura mais saudável para o organismo, o bom azeite é um poderoso antioxidante, capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Dica: nutricionistas garantem que duas colheres de sopa por dia de azeite são suficientes para manter a saúde do corpo e do coração.

 

Salada de Frutas

Saladas e frutas frescas

Para combinar com o azeite, nada melhor que uma bela e completa salada verde, repleta de tomate, legumes, grãos e frutos secos. Sem restrições, a salada pode ser consumida no almoço e no jantar. Frutas também são ótimas opções para combinar com saladas ou como parte de seu lanche diário. A junção destes alimentos frescos promove uma melhora significativa da saúde. Mantém o corpo hidratado, ajuda na redução de peso, melhora o sistema imunológico e fornece vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento do organismo. Dica: evite comer frutas logo após as refeições, pois costumam fermentar, causando indigestão e acidez.

 

Cereais

Cereais

Responsáveis por fornecer energia ao organismo, os cereais integrais tem o poder de nos manter saciados por mais tempo. Lentilha, feijão, milho, trigo, arroz são apenas alguns exemplos de fontes de fibras, nutrientes e minerais que adquirimos com o consumo de grãos integrais.

 

Peixe e Vinho

Peixe e vinho

Duas combinações perfeitas, o peixe e o vinho são parte da poderosa dieta mediterrânea. Ricos em ômega 3 e ácidos graxos, os peixes devem ser consumidos de três a quatro vezes na semana, sendo os mais indicados: pescada, tilápia, salmão e sardinha. Acompanhados de uma bela taça de vinho tinto, a refeição fica completa. O resveratrol e os polifenóis, presentes na bebida, tem a função de proteger o coração. Dica: não ultrapasse o limite de uma taça ao dia.

 

Mude seus hábitos

Está esperando o que para adotar a dieta mediterrânea? Agora que você já sabe como ter uma alimentação saudável e qual é a dose certa para fazer exercícios físicos, inclua mais esta dica em seu dia a dia e comece a mudar hoje mesmo os seus hábitos. Caso necessite de uma ajudinha para começar, procure por um bom nutricionista em seu plano de saúde. E se você deseja adquirir um plano, aproveite para fazer uma cotação online de plano de saúde. Opções não faltam!

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE ONLINE »” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]