A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para o organismo humano, com papel fundamental em diversos mecanismos fisiológicos. Dentre eles, destacam-se suas ações em processos antioxidantes, na manutenção dos vasos sanguíneos e estrutura dos ossos. Adicionalmente, a vitamina C age nos processos de cicatrização.

Caso haja falta desta vitamina, o indivíduo pode desenvolver escorbuto, uma doença caracterizada por hemorragias e queda da imunidade. Bioquimicamente, a vitamina C é denominado ácido ascórbico, e sua ingestão diária recomendada é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres.

A maioria das pessoas adquirem as necessidades de vitamina C diretamente dos alimentos. E isso é fácil de conseguir, pois uma laranja contém de 50-90 mg de vitamina C.

Entretanto, algumas pessoas com certas condições gastrointestinais e câncer podem ser carentes deste nutriente, precisando de suplementação oral. Ainda, outras não possuem uma alimentação adequada.

A vitamina C tem diversas propriedades protetoras benéficas, porém, exagerar na dose não é recomendado. A alta dosagem pode trazer sintomas e efeitos colaterais nada agradáveis. Por exemplo, náusea, vômito, dor de cabeça, diarreia e insônia. Além disso, o excesso de vitamina C pode gerar problemas no esôfago, estômago e intestino, assim como aumentar o risco de pedras nos rins.

Portanto, o ideal é conseguir sua nutrição de vitamina C através dos alimentos. E dentre eles, você sabia que a laranja e o limão não são os alimentos que contém mais vitamina C? Pois é, existem muitos outros com quantidades excelentes deste nutriente. Acompanhe aqui, escolha os alimentos corretos, e tenha uma ótima saúde!

Camu-camu

A camu-camu é também conhecida como araçá d’água. Apesar de raramente conhecido, não poderia ficar de fora desta lista, pois além de ser um fruto da Amazônia brasileira, é um dos produtos naturais que mais contém vitamina C.

O camu-camu contém cerca de 2800 mg de vitamina C (a cada 100 g de alimento). Isso significa 30 vezes mais que o encontrado em uma laranja. É muita coisa! E o interessante é que este fruto é pequeno, do tamanho de uma noz. O camu-camu é um tipo de mirtácea, mesma família da goiaba e da jaboticaba.

Acerola

A acerola é outro alimento com alta quantidade de vitamina C, contendo aproximadamente 1200 mg (a cada 100 g de alimento). Além disso, a acerola possui ótimos nutrientes, como as vitaminas A e B, cálcio, fósforo e ferro. No Brasil, possui mais de 42 variedades cultivadas e é utilizada principalmente no comércio de polpas congeladas.

Goiaba

A goiaba é outra fruta muito rica em vitamina C. Além de muito saborosa, este alimento contém cerca de 230 mg desta vitamina (a cada 100 g de alimento). Adicionalmente, a goiaba é excelente para o organismo, pois tem bastante fósforo, potássio e magnésio, além de possuir muitas fibras.

Pimentão

Não são só apenas frutas cítricas que contém boas quantidades de vitamina C. Diversos vegetais também são ricos neste nutriente, como o pimentão. Dentre as suas variedades, o pimentão amarelo é o que mais possui vitamina C, com aproximadamente 200 mg (a cada 100 g de alimento). Na sequência é o verde, com 120 mg, e por último, o vermelho, com 90 mg desta vitamina.

Brócolis

O brócolis é um alimento muito bom para a saúde. Além de conter cerca de 120 mg de vitamina C (a cada 100 g de alimento), o brócolis possui outros nutrientes essenciais. Por exemplo, ácido fólico, vitaminas A e K, luteína, ômega-3, selênio e zinco.

Kiwi

O kiwi é uma fruta bem diferente, originária da região da China. Ele possui uma coloração esverdeada sendo coberto por uma casca contendo micropêlos acastanhados. Além ter ótimas concentrações de magnésio, potássio e ferro, o kiwi contém cerca de 90 mg de vitamina C (a cada 100 g de alimento).

Laranja

Agora sim, a famosa laranja! Dentre suas variedades, a laranja contém de uma média de 80 mg (a cada 100 g de alimento). Apesar de não configurar dentre as primeiras posições, a laranja possui ótima concentração desta vitamina e é uma fruta facilmente encontrada. Isso leva a praticamente todos os cidadãos se beneficiarem da vitamina contida nela para suprir as suas necessidades nutricionais.

Mamão

O mamão é uma fruta muito suculenta e de odor bem agradável. O mamão possui cerca de 70 mg de vitamina C (a cada 100 g de alimento). Adicionalmente, é rico em betacaroteno, flavonoides, ácido fólico, cálcio e magnésio. Suas sementes contém alta quantidade de proteína, tornando-se grande aliada da alimentação vegana. Caso queira conhecer melhor o veganismo.

Referências bibliográficas
https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-vitamin-c/art-20363932
https://www.nhs.uk/conditions/vitamins-and-minerals/vitamin-c/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4688356/
https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/
https://meuestilo.r7.com/mundo-boa-forma/18-alimentos-ricos-em-vitamina-c-12012018