Prevenir é melhor do que remediar, diz o ditado. Para a área da fisioterapia é regra. Ao invés de ser utilizada apenas com o objetivo de recuperar atletas e pacientes comprometidos com problemas na coluna, nos joelhos, problemas motores, distúrbios respiratórios e outras lesões, a fisioterapia deveria fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, independentemente de possuir ou não boas condições físicas.

A fisioterapia evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, com o aumento da população idosa no mundo, ela tornou-se fundamental para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, principalmente por trabalhar com o equilíbrio e coordenação motora, além de fortalecer os músculos do corpo visando reduzir riscos de quedas, por exemplo.

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]

Pesquisa divulgada pela Sociedade de Fisioterapia do Reino Unido mostra que, somente naquele país, poderiam ser evitados cerca de 160 mil casos de quedas graves, se houvesse um investimento maior em fisioterapia e fortalecimento do corpo. No caso de pacientes com osteoporose no Brasil, por exemplo, de um total de 2,4 milhões de fraturas de quadril sofridas anualmente, aproximadamente 200 mil pessoas não sobrevivem por conta das lesões, como mostram os dados do Ministério da Saúde.

Veja como a fisioterapia trabalha nas diferentes áreas da saúde e coloque o seu tratamento em prática.

Conheça algumas especialidades da Fisioterapia

O principal foco da fisioterapia deve ser a prevenção. Hoje, existem inúmeras modalidades de fisioterapia voltadas para diferentes objetivos e tratamentos. Essa diversidade permite ao fisioterapeuta trabalhar em todas as áreas da medicina, tornando o tratamento mais preciso e especializado. Conheça algumas delas:

  • Fisioterapia Respiratória: Especializada em melhorar a capacidade respiratória do paciente, estimulando a respiração pelo diafragma. Basicamente, essa modalidade visa liberar as secreções presentes nos brônquios, através de massagens em pontos específicos, e expandir os pulmões.
  • Fisioterapia Ortopédica: Especializada nos movimentos corporais, visa identificar, corrigir e fortalecer os músculos do corpo, através de técnicas especializadas. O objetivo é melhorar a postura corporal como um todo, aumentar a consciência corporal e diminuir alguma dor local e/ou inflamação nos joelhos, na coluna, nos pés, nos ombros, entre outros.
  • Fisioterapia Cardiológica: Nem mesmo o coração escapa da fisioterapia! Indicada para pacientes com problemas cardiovasculares, essa modalidade trabalha com o condicionamento físico adequado, visando reestabelecer a saúde e a produtividade desse paciente além de reduzir a chance de novos infartos.
  • Fisioterapia Neurofuncional: Voltada para a recuperação de funções motoras e tratamento de distúrbios neurológicos, essa modalidade trabalha força, coordenação e equilíbrio. É voltado principalmente para pacientes com paralisia de um ou mais membros do corpo, esclerose múltipla, Mal de Parkinson, entre outras doenças.
  • Fisioterapia Gerontológica: Focada na prevenção de disfunções motoras durante o período natural de envelhecimento. É ideal para fortalecer os músculos do corpo e melhorar a coordenação motora para evitar possíveis quedas e outros problemas funcionais.

Principais tratamentos utilizados na Fisioterapia

Não há dúvidas que a fisioterapia recupera e melhora a qualidade de vida das pessoas. No entanto, não existe milagre! Para que o tratamento de fisioterapia seja verdadeiramente eficaz é preciso muito empenho e dedicação por parte do paciente. Não basta realizar apenas algumas sessões na clínica de reabilitação fisioterápica. É fundamental seguir à risca as recomendações do fisioterapeuta e dar continuidade aos exercícios em casa, para uma rápida melhora.

Já os métodos de tratamento utilizados na fisioterapia são muitos. A Cinesioterapia, por exemplo, trabalha com o movimento dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e outros, com o objetivo de recuperar e aprimorar o movimento corporal. Esse método consiste em utilizar alongamento e fortalecimento muscular. A Eletroterapia é um método muito eficaz para estimular e melhorar o movimento corporal, através de correntes elétricas. Já a Hidroterapia trabalha com os movimentos na água.

A termoterapia, que utiliza ondas de calor ou frio, é comum para o tratamento de doenças articulares, por exemplo. Para quem precisa fortalecer e alongar os músculos, a Mecanoterapia é o método mais indicado. O tratamento também é eficaz para reeducar os movimentos corporais.

A Massoterapia consiste em mobilizar inúmeros tipos de massagens, com técnicas para melhorar os movimentos do corpo, articulações, músculos, nervos, entre outros, além de promover uma melhora da circulação.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tratamento utilizados na fisioterapia e a importância dela para a sua saúde, que tal procurar por um médico fisioterapeuta em seu plano de saúde?

Contate uma operadora de Saúde!

Na seção Guia, aqui no Especial Saúde, você encontra o contato de ótimas operadoras de planos de saúde, caso esteja precisando de sessões de fisioterapia. Mas, se você não quer perder tempo, faça aqui a sua cotação online de plano de saúde. Cuidar da saúde é o primeiro passo para levar uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Planos de Saúde conosco. É um serviço gratuito, criado para auxiliar você no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]