Especial Saúde

Do-in: Tudo Sobre a Técnica Chinesa

A saúde e bem-estar sempre foram importantes aspectos da cultura chinesa. Este povo milenar dedica boa parte do seu tempo para a qualidade de vida, com exercícios, terapias coletivas e autocuras. Dentre todo conhecimento chinês, destaca-se o Do-in, uma técnica de automassagem que visa a fluidez da energia do corpo.

Do-in significa “a morada do espírito e da energia”.

Esta técnica possui suas raízes na acupuntura, com início das práticas há mais de 5000 anos na China. Entretanto, ao contrário da acupuntura, o Do-in não utiliza-se de instrumentos externos, apenas de partes do corpo. Logo, não oferece qualquer perigo e pode ser realizado por uma pessoa inexperiente.

Neste procedimento, a pessoa pressiona dedos e mãos em regiões estratégicas do corpo a fim de estimular o balanço energético, o que auxilia a manter um organismo saudável. Muitos vão lembrar da técnica de shiatsu, mas ao contrário dela, o Do-in é realizado no próprio corpo e não em outra pessoa.

Quais os benefícios do Do-in?

A correria do mundo atual acaba por implantar um ambiente bastante estressante. Seja no trabalho ou em casa, temos muitas atividades a fazer e nem sempre nos deparamos em condições muito confortáveis. Neste momentos, a energia do corpo não flui de maneira correta e revitalizá-la é um processo muito positivo e saudável.

A técnica do Do-in tem ajudado muitas pessoas a combater dores de cabeça, problemas circulatórios, desconfortos digestivos, estresse, ansiedade e insônia. Além disso, melhora o sistema endócrino, alinha a postura, e combate alergias e inflamações. Todas estas condições evitam que a energia do corpo possa circular de modo correto, tornando o organismo mais sujeito a adversidades e doenças.

O Do-in corrige as imperfeições na fluidez energética corporal, o que melhora os sintomas não desejáveis e proporciona o bem-estar.

Esta automassagem é intimamente ligada a pensamentos e mente equilibrados. Portanto, mais do que um técnica aplicada ao corpo, o Do-in incentiva a harmonia mental do indivíduo.

Pontos do Do-in

Espalhados pelo corpo, os pontos do do-in remetem a uma determinada região do corpo. A automassagem feita com o polegar, denominada Acupressão – técnica da medicina alternativa -, tem como principal função liberar a energia bloqueada desses pontos. Ela pode ser feita para estimular, neutralizar ou inibir as energias. Veja abaixo o mapa de pontos dos pés e das mãos:

A prática do Do-in

Assim como muitas técnicas chinesas, o Do-in requer um estado de consciência tranquilo, com respiração calma e constante, e certa concentração. Procure um local ameno, com ventilação, e longe dos barulhos que podem atrapalhar o procedimento. Esta técnica é muito viável, pois requer apenas 15-20 minutos de práticas diárias.

É importante também situar-se em um local onde sua postura possa ficar rígida e confortável. O auxílio um colchonete de ginástica ou tapete costuma ser a escolha ideal para a prática do Do-in. Após um relaxamento inicial, busque aquecer e alongas as juntas e os dedos. Uma vez que a pressão feita pelos dedos é o principal foco desta técnica, é preciso que eles estejam preparados para isso.

Sempre cuide da respiração e, quando achar necessário, faça alguns minutos de pausa, mas sem perder a concentração.

Em seguida, inicie uma leve massagem circular em alguns pontos-chave para estimular a circulação e a fluidez da energia. A massagem pode ser realizada com as articulações, palmas das mãos ou os dedos, de acordo com a intensidade de pressão que desejar aplicar.

Estes pontos para massagem estão principalmente localizados na face, como nas orelhas, abaixo delas, nas têmporas e acima dos olhos. Alguns vídeos disponíveis na internet têm o intuito de auxiliar os praticante do Do-in. Por exemplo aqueles demonstrados por Horacio Roa. Adicionalmente, há pontos localizados nos ombros, costas, membros superiores e inferiores, e pés.

Existem basicamente dois tipos de toques. Um deles é chamado sedação, quando a pressão é realizada de forma constante no local. O outro denomina-se estimulação, quando a pressão é estabelecida de forma intermitente, ou seja, em ciclos de pressão.

Aproveite os efeitos positivos do Do-in!

Ao ser realizado pela manhã, o Do-in promove o aumento do tônus muscular e uma ótima disposição. Ao entardecer ou início do período noturno, a técnica ajuda no relaxamento, diminuição da tensão e estimula um sono mais profundo e saudável.

Por ser uma automassagem simples e rápida, ela pode ser realizado em praticamente todos os locais, desde que calmos e produtivos para o indivíduo. Esta técnica melhora a qualidade do corpo, além de permitir que o praticante entre em contato com o seu profundo ser.

A arte do Do-in é recomendada para todas as pessoas, uma vez que sua prática é leve e controlada de acordo com o próprio indivíduo. Aproveite os benefícios do Do-in, tenha um balanço de energia favorável e aumente a qualidade do seu bem-estar!

Se você tem interesse em aprender mais sobre o Do-in, recomendamos que você leia o livro Do-In. A Milenar Arte Chinesa de Acupuntura com os Dedos, de Juracy Cançado, introdutor do Do-in no Brasil e há mais de 35 anos desenvolve amplo trabalho pedagógico de iniciação às artes terapêuticas chinesas.

Você curtiu esse post?  Deixe seu comentário aqui e compartilhe, com a gente e com nossos leitores a sua opinião.

Referências bibliográficas
https://en.biomanantial.com/do-in-acupressure-finger-pressure-as-an-alternative-therapy-a-47-en.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Do-in
http://www.rnrmassagetherapy.com/articles/do_in.pdf

Especial Saúde

Adicionar comentário