Beber água é essencial para manter o correto funcionamento de nosso corpo. Ela hidrata, transporta nutrientes, regula nossa temperatura, além de melhorar nossa saúde e bem-estar como um todo. Nos períodos mais secos do inverno, por exemplo, a água é fundamental para limpar as toxinas, e nos manter longe de gripes e resfriados. Pessoas que sofrem de enxaqueca também devem consumir muita água, uma vez que a desidratação é um dos principais agravantes dessa doença.

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]

No entanto, seja por medo de ficarem desidratadas durante algum treino físico, ou por seguirem dietas rigorosas, as pessoas acabam por beber muita água ao longo do dia, além do necessário, o que pode não fazer bem ao nosso organismo. Mas como perceber se estamos exagerando?

Qual é a dose certa para beber água?

Médicos recomendam a ingestão diária de 2 litros de água. Mas essa dose varia muito de organismo para organismo, do estilo de vida de cada um, do ambiente frio ou quente, do tipo de dieta, quadro de saúde, peso corporal, entre outros fatores.

Pessoas com metabolismo elevado devem beber mais água do que pessoas com baixo metabolismo. Pessoas obesas, por exemplo, devem beber mais água do que pessoas magras, umas vez que possuem uma quantidade de água corporal diferente. Para quem segue dietas ricas em frutas, verduras e legumes, a ingestão de água pode ser reduzida, já que esses alimentos possuem muita água.

Quem pratica atividades físicas intensas, como corridas, devem ingerir mais água do que pessoas que praticam atividades leves, como caminhadas. Exercícios praticados em dias muito quentes, em que transpiramos muito, também pedem por maior hidratação.

Sinais típicos de quem costuma beber água em excesso

Seja qual for o seu perfil e estilo de vida é importante prestar atenção aos sinais de ingestão diária de água. Veja a seguir alguns dos sintomas mais comuns de pessoas que bebem água além do necessário.

  • A urina não deve ter cor amarelo escura, com forte odor, e nem transparente. O ideal é que ela seja levemente amarela. Água em excesso pode gerar a diluição do sangue e do sódio, o que pode ser perigoso ao organismo.
  • Urinar com muita frequência também pode indicar excesso de água no organismo. A maioria das pessoas costumam urinar de 6 a 8 vezes ao dia. Se você costuma utilizar o banheiro mais de 10 vezes ao dia, pode ser que esteja exagerando no consumo de água.
  • Excesso de hidratação pode causar sintomas comuns aos da desidratação, como: náuseas, vômitos e até diarreia.
  • Quando ingerimos muita água, reduzimos nossa concentração de sal no sangue a níveis muito baixos, gerando um inchaço do cérebro, que por sua vez pressiona o crânio, ocasionando dores de cabeça. Mãos, lábios e pés também podem inchar e perder sua coloração natural.
  •  Sente muito cansaço ou muitas cãibras ao longo do dia? Cuidado! Pode ser que você esteja exagerando na dose de água.

Se você tem dúvidas sobre a ingestão correta de água, procure por um médico.

Contate uma operadora de Saúde!

Na seção Guia, aqui no Especial Saúde, você encontra o contato de ótimas operadoras de planos de saúde, caso precise procurar por bons médicos que auxiliem você a fazer um check up e se reequilibrar. Mas, se você não quer perder tempo, faça aqui a sua cotação online de plano de saúde. Cuidar da saúde é o primeiro passo para levar uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Plano de Saúde conosco. É um serviço gratuito, criado para auxiliar você no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]