O Xilitol é um novo conceito de alimentação saudável que tem sido adotado por aquelas pessoas preocupadas com o consumo de alimentos menos agressivos ao corpo. É notório que o açúcar industrializado não é um artigo benéfico ao organismo, mas como muitos alimentos é tido como indispensável no dia a dia.

Há algum tempo a preocupação por uma vida mais saudável tem sido colocada como prioridade e com isso, a procura por alimentos mais naturais e menos agressivos têm aumentado consideravelmente.

A dieta equilibrada é uma forma de manter o corpo saudável e livre de problemas causados pela má alimentação. Alguns países têm na alimentação consciente, uma maneira de melhorar a vida e o bem estar da população e nessas situações os novos artigos que surgem para agregar saúde são bem aceitos.

O xilitol entra em cena como uma opção inteligente para quem busca uma forma de adoçar sem prejudicar a saúde. O produto se apresenta como um eficiente substituidor do açúcar comum com 40% menos calorias. Além disso pode ser consumido por diabéticos! Um produto com tantas vantagens causa muita procura por parte da geração mais preocupada com o equilíbrio alimentar. Mas antes de falar dos benefícios é preciso saber o que é e para que serve o xilitol.

O que é e para que serve?

Quando se fala em xilitol fala-se em um novo conceito de sabor doce. O produto sai na frente dos outros açúcares, pois é um adoçante natural. Ele pode ser produzido por nosso corpo, através do metabolismo natural e
sinteticamente através da indústria farmacêutica.

O produto tem vantagens, como sua baixa carga calórica. Contrastando com o açúcar que possui 4 calorias por grama o xilitol possui apenas 2,4 por grama, ou seja, 40 % menos açúcar.

Benefícios e Malefícios do Xilitol

Uma das melhores propriedades do xilitol é a capacidade de dar o sabor doce, tanto ou igual ao açúcar refinado (branco, de cozinha), sem agredir o organismo, pois sua presença demanda baixíssimas taxas de insulina, ao contrário do açúcar refinado, ele contribui para a baixa do nível de açúcar na circulação sanguínea.

Outro grande benefício desse adoçante, pouco conhecido, é que a maioria dos profissionais do ramo de odontologia recomendam o uso de gomas de mascar que possuam em sua composição o xilitol.

É de conhecimento geral que as infecções orais e gengivais se dão por bactérias que não têm a capacidade de “processar”, xilitol , mas mesmo assim acabam engolindo as moléculas e, posteriormente, morrem por não conseguirem digeri-las.

Além desse fato, essas bactérias acabam ficando entupidas e por não terem mais espaço em seu interior, não conseguem se
alimentar dos restos de alimentos que sobram na cavidade oral após a deglutição. Portanto ele mata as bactérias produtoras de placa na boca!

Uma grande vantagem, é que o xilitol aumenta a produção de saliva, que por sua vez contém fosfato. O elemento atua no aumento da absorção de cálcio no intestino, reduzindo a acidez da saliva, diminuindo a degradação dos dentes e
ajudando na remineralização. Como qualquer outro artigo, o xilitol possui vantagens e desvantagens. Falar da
parte negativa é tão importante quanto falar das positivas.

Quando consumido em excesso, (acima de 60 gramas), o xilitol pode causar diarreia, por isso sua dose deve ser aumentada gradativamente, e aos consumidores que possuem a síndrome do intestino irritado, ele deve ser totalmente evitado por conta da presença do álcool em sua composição.

Em síntese, de um modo geral, o elemento possui mais benefícios que malefícios, ou seja, se compararmos xilitol com os demais adoçantes e o próprio açúcar refinado, suas propriedades serão imensamente superiores.

O xilitol pode ser encontrado facilmente em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos para diabéticos e produtos de higiene bucal. Estudos mostram que o uso de xilitol reduziu consideravelmente os sintomas de diabetes em muitos usuários, e se introduzido nas dietas, é capaz também de proporcionar resultados satisfatórios.

Com o crescimento do mercado e a busca pelo corpo perfeito o uso do xilitol está se tornando cada vez mais frequente em dietas, receitas e no dia a dia de pessoas que buscam a saúde a qualidade de vida, a alimentação perfeita e o
corpo ideal.

Dessa forma o uso do xilitol pode ocorrer livremente, mesmo sendo um álcool de açúcar por ser considerado tecnicamente um carboidrato, mas é praticamente um carboidrato vazio, por isso não conta como consumo de carboidrato liquido.

Lembrando ainda que álcool de açúcar não tem nada a ver com o álcool consumido em bebidas, e pode ser consumido seguramente pelas pessoas que não querem consumir o álcool, e assegura-se também que dos efeitos do uso do açúcar, se comparados ao xilitol, nenhum deles se manifesta.