Um consultório médico, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa desenvolver ações de marketing para competir fortemente no mercado.

As especialidades médicas também estão inseridas em um contexto competitivo, pois existem muitos profissionais que oferecem os mesmos cuidados aos pacientes.

Com o advento da internet, fica mais fácil para a população encontrar o profissional que precisa. Mas para isso, diversos fatores são avaliados na hora da escolha.

Inclusive, é muito comum que essas pessoas procurem informações antes de consultar um médico. O Google é a principal fonte de suas pesquisas, então, é ali que elas descrevem sintomas e buscam identificar o que está acontecendo.

Levando essa situação em conta, profissionais de todas as áreas da saúde procuram criar conteúdos esclarecedores, que possam elucidar as dúvidas da maneira mais correta. Só que para fazer isso, é importante entender a persona.

Cada especialidade possui um perfil ideal de paciente, ou seja, aquela pessoa que provavelmente terá interesse e precisará de atendimento em tal especialidade.

Com base em suas características, é possível direcionar o conteúdo certo para ela e atraí-la até o consultório. Então, é sobre isso que vamos falar neste artigo.  

O que é persona?

Persona nada mais é do que um perfil fictício para representar o cliente ideal de uma empresa ou profissional. Ele é criado com base em perfis de clientes reais, bem como em estratégias voltadas ao marketing digital.

É diferente do público-alvo, porque este é mais abrangente, já a persona apresenta detalhes específicos como nome, idade, profissão, hobbies e outras informações que uma pessoa real teria.

Também conhecida como buyer persona, ela ajuda, por exemplo, um dermatologista particular a compreender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa. Portanto, as ações de marketing passam a ser mais assertivas.

A partir de sua criação, todas as ações passam a conversar melhor com pessoas que realmente têm perfil para serem clientes e que realmente precisam daquela solução.

Além disso, empresas e profissionais podem usar esse perfil de muitas maneiras, mas quando o assunto é marketing de conteúdo, a estratégia é ainda mais promissora.

Isso porque a persona vai descrever, com riqueza de detalhes, o comportamento do cliente ideal para que seja mais fácil estabelecer um diálogo com ela. Podemos citar o seguinte exemplo de modelo de persona:

Giovana tem 35 anos, é graduada, professora de língua portuguesa e trabalha em uma escola particular. É casada e tem dois filhos. Possui um problema de miopia e gostaria de realizar a cirurgia.

Para esta persona, um consultório médico que possua aparelhos de oftalmologia completos pode oferecer o tratamento e a cirurgia que ela tanto precisa. Mas para fazê-la entender e ir até o consultório, é necessário trabalhar com conteúdos adequados.

Somente dessa forma, procurando informações na internet, Giovana vai encontrar os conteúdos do consultório e profissional e, por meio deles, descobrir a solução de seus problemas, bem como quem pode solucioná-los.

Diferença entre persona e público-alvo

Algumas empresas ainda confundem um pouco o conceito de público-alvo e persona. Mas é importante diferenciá-los para um melhor direcionamento das estratégias em marketing digital.

O público-alvo abrange um número maior de pessoas que possam ter algum tipo de interesse no produto ou serviço oferecido. Por exemplo, uma empresa de instrumentos cirúrgicos veterinários sabe que esses profissionais terão interesse.

Além disso, ele envolve conceitos demográficos, comportamentais, socioeconômicos e outros que definem as ações de uma marca no mercado.

Antigamente, ele apenas definia as pessoas que seriam impactadas pelas estratégias, mas agora ele possibilitou novos direcionamentos de esforços.

Isso porque as organizações e profissionais querem selecionar melhor seus potenciais clientes, para compreendê-los profundamente e oferecer uma boa experiência.

Por meio dessa segmentação mais elaborada, campanhas para pessoas que não têm interesse no que é vendido são evitadas. Podemos usar como exemplo de público-alvo o seguinte:

Homens e mulheres, de 25 a 40 anos, de classe A e B que praticam crossfit.

Com essa informação em mãos, fica mais fácil para uma loja de suplementos que venda pré treino para crossfit realizar uma campanha mais assertiva, escolhendo até mesmo uma linguagem mais adequada para falar com esse público.

Para deixar ainda mais claras as diferenças entre persona e público-alvo, podemos resumir da seguinte forma:

Público-alvo:

  • Definição ampla;
  • Não aborda hábitos;
  • Não faz relação a alguém específico;
  • Diversas pessoas podem se interessar.

Persona:

  • Definição específica;
  • Hábitos detalhados;
  • Personagem específico;
  • Tipo de consumidor ideal.

É muito importante diferenciar esses dois tipos na hora de criar uma campanha de marketing assertiva e que dê resultados.

Importância da persona para consultórios médicos

Até aqui ficou claro que é fundamental contar com o perfil ideal de cliente para elaborar campanhas de marketing mais assertivas.

Portanto, para que os investimentos nessas estratégias possam de fato aumentar o faturamento de, por exemplo, uma loja de produtos naturais para emagrecer rápido, é preciso identificar de maneira específica a quem se destinam esses produtos.

O consultório ou médico deve pesquisar com base nas características de seus clientes atuais, para que possa chegar ao perfil ideal de persona.

Por exemplo, quais são as características físicas e psicológicas deles? Depois, é importante entender quais assuntos relacionados ao atendimento oferecido são mais interessantes e onde eles consomem esses conteúdos.

Por exemplo, se uma pessoa deseja uma intervenção estética, como preenchimento facial com gordura, ela vai agendar uma consulta em uma clínica para saber mais sobre o procedimento.

Só que para encontrar essa clínica, a menos que ela já conheça uma, vai recorrer à internet. Além disso, também será na internet que ela vai consumir conteúdos que lhe forneçam uma noção geral daquilo que ela precisa.

Portanto, para que o consultório gere um impacto positivo e atraia mais pacientes, ele precisa estudar os que já tem para traçar o perfil de sua persona. A partir disso, será capaz de compreender melhor quais são as necessidades dela.

Perguntas como: O que meus pacientes mais desejam? Quais são seus medos? Necessidades? São importantes para oferecer materiais que tragam respostas para os questionamentos mais comuns.

A partir disso, são criados conteúdos que levam até aquele perfil ideal de cliente materiais ricos e que estabelecem uma boa comunicação. Isso permite construir uma imagem positiva e de autoridade, o que aumenta a confiança do futuro paciente.

Por meio de uma análise aprofundada dos pacientes que, por exemplo, já usaram chip da beleza gestrinona, é possível encontrar muitos pontos em comum para que seja criada a persona.

Dados como situação econômica, hábitos de vida, objetivos e desafios, com certeza, serão muito semelhantes, o que facilita na hora de falar com essas pessoas e entregar aquilo que elas precisam.

Portanto, o tipo de anúncio será mais eficaz, fazendo sentido tanto para as pessoas que podem consumir o produto ou serviço quanto para a empresa ou profissional que o oferece.

Isso traz até mesmo uma economia maior de recursos, uma vez que não serão desperdiçados com pessoas que não tenham interesse e que não comprariam.

Mesmo quando estamos falando de um consultório médico, falamos de negócios, então estes precisam sobreviver ao mercado, uma vez que também enfrentam a concorrência.

Não existe maneira mais eficiente para fazer isso do que por meio de uma estratégia de marketing bem elaborada e bem direcionada.

Como criar a persona ideal?

Como um bônus neste artigo, vamos dar algumas dicas simples para criar a persona ideal, seja para consulta médica domiciliar ou qualquer outra especialidade. Para isso, ela deve contar com informações como:

  • Nome;
  • Descrever uma possível rotina;
  • Profissão;
  • Hábitos de consumo;
  • Redes sociais que acessa;
  • Dúvidas e ambições;
  • Necessidades.

Todas essas características ajudam a formar o perfil ideal dos pacientes de um consultório. Isso vai orientar, também, quanto à melhor maneira de abordá-los, usando linguagem adequada e quais assuntos são proveitosos.

Conclusão

O marketing digital trouxe soluções inovadoras para qualquer tipo de empresa e profissional, e os consultórios médicos também têm esse privilégio.

Investir em campanhas e ações segmentadas é muito importante, uma vez que as pessoas estão mais exigentes e com acesso à informação ilimitado.

Por isso, além de limitar os gastos com publicidade e divulgação, traz quem realmente importa para dentro dos consultórios e empresas. Pessoas que realmente querem e precisam de determinado produto ou serviço.

Para isso, basta saber com quem está falando, para entender como falar e o que oferecer. Essa é a maneira mais inteligente de atrair clientes promissores, promovendo a saúde dos pacientes, o reconhecimento do consultório e o crescimento profissional do médico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.