O Marketing Médico é indispensável para consultórios que queiram alcançar mais pacientes e atingir melhores resultados financeiros. 

Promover os serviços médicos prestados no seu estabelecimento é importante para que as pessoas conheçam as suas instalações e possam desfrutar delas ao agendar uma consulta.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de utilizá-la a favor do seu negócio, muitas empresas apostam no marketing digital para divulgar produtos, tal como uma bolsa maternidade moderna, em diversas plataformas da internet. 

Para consultórios médicos, essa também pode ser uma maneira de promover o atendimento a pacientes, para conquistar cada vez mais clientes para a clínica. 

Mas para que tudo seja feito da forma correta, é essencial seguir as normas impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), no que diz respeito à publicidade médica. 

Isso porque as determinações estabelecidas visam manter a ética nas campanhas de publicidade de um consultório, para que o marketing seja feito sem exageros ou erros. 

Sendo assim, antes de iniciar o seu planejamento de marketing, é necessário conhecer as preceitos do Marketing Médico para que as campanhas sejam mais assertivas e efetivas. 

Siga na leitura deste artigo para entender o que é o Marketing Médico, entender quais são suas indicações e conhecer algumas estratégias para ajudar na divulgação da sua clínica. 

O que é o Marketing Médico?

Se você tem um consultório médico especializado em cirurgias para colocação de silicone nos seios, certamente já possui um número interessantes de pacientes. 

Mas para que a sua clínica continue a dar retorno financeiro, você deve investir em publicidade. 

O Marketing Médico possui algumas restrições, mas ele é de grande importância para que uma clínica possa continuar com a sua atuação e ampliar o seu número de pacientes. As principais são:

  • Diagnosticar ou sugerir tratamentos sem uma consulta;
  • Dizer-se “melhor” ou “o mais qualificado” em sua especialização;
  • Promover-se como o único habilitado para resolver um problema;
  • Prometer resultados em um determinado procedimento;
  • Classificar-se como especialista sem ter um certificado;
  • Entre outras restrições.

Como é possível ver, o Marketing Médico faz imposições para que a ética prevaleça dentro das campanhas de publicidade, tanto em relação aos pacientes, quanto aos colegas de profissão. 

A começar pela indicação de tratamentos a distância. É preciso realizar uma consulta médica para que se possa receitar, com assertividade, a melhor opção para o paciente. 

Além disso, o Marketing Médico não indica o uso de expressões que possam exaltar um profissional como sendo o melhor da sua área. 

Na mesma linha, um médico também não deve dizer que é o único capaz de resolver o quadro do paciente, mantendo a sua conduta ética. 

Quando um paciente realiza um microagulhamento para melasma, ele espera um determinado resultado. Ao realizar o procedimento, o profissional se empenha para entregar o melhor serviço e assim promover a satisfação do cliente. 

Nesses casos, o Marketing Médico diz que não se deve prometer determinados resultados sobre um procedimento, justamente porque cada organismo age de uma maneira. Ou seja, é possível que a mesma aplicação apresente diferenças de um paciente para o outro. 

Outro ponto importante é que os profissionais devem promover-se habilitados apenas para as especializações que eles tenham cursado e possuam certificação. 

Existem também vários outros pontos que regulamentam o Marketing Médico. Eles podem ser consultados na Resolução CFM 1974/11, no arquivo disponível para download diretamente pelo site do CFM.

Como aplicar o Marketing Médico na divulgação do seu consultório

Se você realiza abdominoplastia masculina na sua clínica médica e deseja promover esse serviço de forma ética, seguindo as recomendações do Marketing Médico, saiba que essa é a maneira mais assertiva de fazer isso. 

Para fazer bons anúncios, é possível apostar em elementos como:

  • As vantagens de procedimentos, 
  • O tempo de experiência médica;
  • O depoimento dos pacientes;
  • As fotos do consultório;
  • Os cuidados que são tomados na clínica;
  • Entre outros.

Ao apostar nesse tipo de informação dentro das suas campanhas de publicidade, é possível que o consultório conquiste a atenção do seu público-alvo e atinja os objetivos esperados em relação ao crescimento da sua clínica.

Assim como uma academia campinas deve investir em propagandas que reforçem a qualidade da sua estrutura e dos seus profissionais, um consultório médico deve seguir a mesma linha, para que os pacientes queiram conhecer o espaço e desfrutar dos serviços.

Estratégias de marketing para consultórios

Para que um consultório atinja os seus objetivos em relação ao marketing, é preciso desenvolver e aplicar estratégias para potencializar os resultados e conseguir trazer mais pacientes para a clínica. 

Algumas dicas podem contribuir para o planejamento de marketing do seu consultório. Confira-as a seguir. 

1 – Produção de bons conteúdos

Quando um paciente apresenta alguma dúvida sobre qualquer tema da medicina, seja em relação a manipulados para emagrecer ou procedimentos dermatológicos, o primeiro passo que ele dá é pesquisar sobre o assunto na internet. 

Por isso, é indispensável que uma clínica invista na produção de artigos, vídeos, webinars, podcasts e e-books, tratando dos diferentes procedimentos realizados no consultório, para que os pacientes conheçam mais sobre eles e queiram agendar uma consulta. 

É preciso se empenhar para que esses materiais sejam elaborados periodicamente, de modo a engajar o público leitor e fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses conteúdos. 

2 – Utilizar uma linguagem acessível

O cenário médico é composto por termos e expressões de difícil entendimento, que podem tornar um assunto incompreensível para os leitores. 

Sendo assim, é fundamental que a linguagem utilizada na produção dos conteúdos seja simples e direta, permitindo que os potenciais pacientes da sua clínica consigam absorver as informações que estão sendo transmitidas. 

Dessa maneira, é possível garantir que o leitor saberá do que o médico está falando, e possa ter a certeza de que é daquele procedimento que ele precisa, o que fará com que o paciente agende uma consulta.

3 – Aposte em imagens para tornar o material mais claro

As ilustrações sempre foram um elemento importante para a compreensão de diversos assuntos, independentemente da área em que são utilizadas. 

É muito comum que um psiquiatra particular utilize, em suas consultas, alguns esquemas para explicar o funcionamento da psique humana, para que o paciente entenda o que acontece internamente no seu corpo.

Ao produzir conteúdos para o seu site ou blog, é indispensável contar com imagens ou vídeos que auxiliem o leitor a absorver melhor a temática do artigo, e que podem ajudá-lo a compreender um determinado quadro de saúde.

4 – Insira palavras-chave nos seus conteúdos

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) ajudam um site a ganhar visibilidade na internet, promovendo-o e fazendo com que ele atinja um bom ranqueamento nos buscadores. 

Para que a sua clínica seja encontrada mais facilmente em uma pesquisa, é preciso investir no uso de palavras-chave como “micropigmentação esfumada” que auxiliem os clientes a encontrarem o seu estabelecimento. 

Isso quer dizer que, quando uma paciente procurar por esse tipo de procedimento, os resultados apresentados no Google trarão a sua página, o que fará com que o usuário acesse o site da clínica. 

Algumas outras recomendações em relação ao SEO são utilizar títulos atrativos dentro do seu texto, e garantir um carregamento rápido dos conteúdos presentes no seu endereço web. 

5 – Invista no formato responsivo do seu site

É cada vez mais comum que as pessoas utilizem os seus celulares para fazer pesquisas na internet, principalmente as que possuem ligação com assuntos de saúde. 

Sendo assim, é fundamental que o site do seu consultório seja responsivo, de modo que ao ser acessado pelo smartphone de um potencial paciente, ele carregue adequadamente e seja enquadrado automaticamente dentro da tela do aparelho. 

Isso garante que o visitante consiga visualizar todas as abas da sua página, veja fotos, depoimentos, além de conseguir enviar mensagens e consultar os dados de contato do consultório. 

6 – Utilize as redes sociais

Se você ainda não criou uma página ou perfil nas redes sociais para o seu consultório, é recomendado que se faça isso o quanto antes.

Além de aumentar a visibilidade da clínica, as redes sociais permitem que os pacientes encontrem mais facilmente os estabelecimentos de saúde.

As ferramentas disponibilizadas nessas plataformas também ajudam no marketing do consultório, permitindo a realização de postagens, o compartilhamento de conteúdos, a interação com os seguidores, o atendimento via chat, etc. 

Além disso, é possível promover uma publicação dentro das redes por meio dos anúncios patrocinados. Ao recorrer a esse serviço, a clínica consegue configurar a exibição dele para o público-alvo do estabelecimento, ganhando maior assertividade na divulgação. 

Dessa forma, ocorre o aumento o número de seguidores e, por consequência, conquistar novos clientes que queira recorrer aos serviços médicos oferecidos pelo seu consultório. 

Ao seguir as dicas abordadas neste conteúdo, o Marketing Médico do seu consultório certamente trará melhores resultados, fazendo com que a clínica atinja os seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.