Você sabe o que é o call to action (CTA) e como ele pode ser utilizado nas estratégias do seu consultório médico?

O marketing possibilita que uma série de ações sejam utilizadas para a produção de campanhas e anúncios, de modo que alguns elementos aplicados possam trazer os efeitos esperados em uma divulgação. 

O call to action é uma dessas possibilidades, que ao ser utilizada dentro da publicidade de um consultório médico, pode trazer efeitos interessantes. 

Um estabelecimento que ofereça depilação a laser masculina, por exemplo, pode apostar no CTA para que o seu público-alvo venha ao local para a realização do procedimento, tendo um retorno melhor do que se não apostasse nesse tipo de estratégia.

Isso é possível porque o marketing estuda o comportamento dos consumidores, e percebe quais ações conseguem ser aplicadas em uma campanha, fazendo com que o público se interesse em adquirir um produto ou serviço. 

O call to action passa para o cliente que aquilo que está sendo promovido, é uma boa oportunidade para ele, ajudando-o a conhecer melhor o item e desfrutar de um produto de qualidade. 

Por isso, ele deve ser utilizado com estratégia, para que possa surtir o efeito desejado dentro da publicidade do seu consultório médico. 

Quer saber mais sobre o call to action, em quais situações utilizá-lo e as melhores formas de aplicá-lo nas campanhas de uma clínica? Então siga na leitura deste artigo e amplie o seu conhecimento sobre o assunto.  

O que é o call to action?

O call to action, que traduzido significa “chamada para ação”, é um recurso visual ou escrito, que tem por objetivo levar o potencial cliente de um negócio a tomar uma decisão.

Por isso, ele é considerado uma ferramenta de grande importância no marketing digital, sendo essencial para levar um visitante para a próxima etapa do funil de vendas. 

Um CTA pode facilmente ajudar um paciente a agendar uma consulta gastroenterologia no seu site, quando utilizado de modo correto e estratégico. 

Sendo assim, é preciso conhecer alguns tipos e saber qual é o melhor momento e local para utilizar o call to action, para melhorar os resultados do seu escritório. 

Como utilizar o call to action no seu consultório

Depois de entender o conceito do call to action, é importante saber como ele pode ser utilizado para promover a clínica e fazer com que ela consiga chamar os potenciais clientes para realizar uma ação. 

É possível utilizá-lo em diversas situações, fazendo com que os pacientes do seu consultório possam ser impactados por essa estratégia. Algumas das principais maneiras são:

  • No site;
  • No blog;
  • Nas redes sociais;
  • No e-mail marketing;
  • Entre outros.

1 – Call to action no site

Quando uma pessoa está procurando por um procedimento, como a lipoaspiração masculina, certamente ela vai buscar por opções na internet, e poderá chegar no seu site. 

O call to action pode ser utilizado tanto na home do seu site, quanto em outras páginas, para que o usuário realize as ações que forem mais convenientes dentro da sua estratégia.

Elas podem ser aplicadas na leitura de um artigo, ou até mesmo ser um agendamento para uma avaliação presencial. 

2 – Call to action no blog

Utilizar o CTA no blog de um consultório pode ser importante para que o visitante encontre um conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos, realizando a leitura de vários artigos disponíveis na página. 

Nesse caso, um call to action que convida o visitante a se inscrever para receber a newsletter, sempre que houver um novo conteúdo, é muito eficaz para a geração de leads para a clínica. 

3 – Call to action nas redes sociais

As redes sociais também são plataformas de grande importância para a utilização do CTA, conduzindo os seguidores para algumas ações que sejam essenciais para aumentar a visibilidade do consultório. 

As principais redes, como o Facebook, o Instagram, o LinkedIn e o Twitter, são importantes para a divulgação de uma clínica, e permitem que o perfil estimule os seus seguidores ao indicar que eles marquem seus amigos, compartilhem o conteúdo ou curtam uma página. 

4 – Call to action no e-mail marketing

Se você decidiu fazer campanhas de e-mail marketing para o seu consultório, o CTA também pode ser utilizado nelas. 

Ao abordar um assunto como o implante de seios de silicone, você pode inserir uma chamada para ação que leve o destinatário da mensagem para o site, estimulando que ele realize a leitura de artigos sobre o tema, para saber maiores informações sobre o procedimento. 

Essas são algumas das opções em que o CTA pode ser aplicado na sua estratégia, possibilitando que, em situações como a visita no site da sua clínica, na página da rede social, ou ao enviar um e-mail marketing, você chame o seu público para uma ação.

Estratégias de utilização do call to action para o seu consultório

O uso do call to action pode ter diversas finalidades. Por isso, antes de começar a utilizá-lo, é preciso saber qual tipo de ação você quer que o seu potencial cliente realize, para que tenha um resultado dentro do esperado.

O CTA pode ser aplicado em diversas estratégias, conforme veremos a seguir. 

1 – Geração de tráfego 

Aplicado no site de um consultório médico, o call to action pode aumentar o tráfego da página, ao ser incluído em uma determinada área da plataforma. 

Se você deseja que o número de visualizações de um artigo sobre tratamento hormonal masculino cresça, é possível inserir um botão na home do seu site que leve o visitante até a página onde está o material.

Dessa maneira, o tráfego daquele conteúdo aumenta, ajudando na sua estratégia para promover os serviços indicados naquele texto. 

2 – Captação de leads

O call to action pode ajudar na captação de leads do consultório, por meio de um campo simples que leva o cliente a deixar o seu endereço de e-mail para envio de newsletter. 

Ao receber a inscrição do visitante, é possível começar a enviar materiais por e-mail, trabalhando aquele lead até a etapa do agendamento de uma consulta, onde ele se tornará um paciente do consultório. 

3 – Aumentar o número de downloads

Se uma clínica elaborou um e-book falando sobre a depilação a laser virilha completa oferecida no seu estabelecimento, é importante que esse material seja visto pelo público, para aumentar o número de agendamentos para o procedimento. 

O call to action pode ajudar nesse aspecto, ao indicar que um usuário pode baixar o material, utilizando um botão na home do site, por exemplo.

4 – Melhorar a quantidade de compartilhamentos nas redes sociais

Se um consultório investe nas publicações de materiais nas redes sociais, tanto por vídeos, quanto por textos, utilizar o CTA pode fazer com que essas postagens viralizem nas redes. 

Isso porque, ao divulgar um tratamento rugas profundas no seu perfil, é muito provável que uma grande quantidade de usuários tenha interesse nesse procedimento. 

Sendo assim, essa publicação precisa chegar ao maior número de usuários possível, para que comece a trazer novos seguidores e pacientes para a clínica. 

Para que isso ocorra, é indispensável utilizar os principais CTAs das redes, como o “marque um amigo”, ou “compartilhe esse conteúdo”, etc.

5 – Trazer participantes para um evento

Se você está promovendo um evento para a sua clínica e quer que várias pessoas saibam dele, para participarem da ocasião, o call to action pode ajudar nessa tarefa. 

Ao enviar e-mails marketing e divulgar a data para que as pessoas possam se inscrever, não se esqueça de apostar no CTA para melhorar o número de participantes. 

6 – Fazer com que o público responda uma enquete

Se você está elaborando uma nova fórmula para emagrecer manipulada, que ajude os pacientes a atingirem os seus resultados com a perda de peso, pode ser importante realizar uma pesquisa para entender quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas pessoas. 

Para estimular a participação dos seus clientes no questionário, você pode utilizar o CTA como uma estratégia, para que eles queiram ajudá-lo nessa tarefa. 

Com as informações coletadas, você ainda pode desenvolver novas frentes e possibilidades de atendimento para os pacientes, aumentando o seu número de consultas e a satisfação dos clientes com os serviços oferecidos no consultório. 

Com as dicas abordadas neste artigo, fica mais fácil entender o que é o call to action e a importância dele para as ações de marketing de uma clínica médica. 

Ao apostar no CTA como uma forma de chamar os seus pacientes para diversas ações, os resultados obtidos com as estratégias de divulgação e de conquista de clientes certamente serão muito mais proveitosas e produtivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.