Evitar a fadiga muscular é algo mais simples do que você imagina! Porém, isso apenas é possível quando você realiza alguns cuidados antes, durante e depois dos treinos. Eles são capazes de auxiliar os músculos a se recuperarem do esforço físico de uma maneira mais rápida e eficiente.

Também ajudam a reduzir drasticamente a ocorrência de lesões mais graves, ou até mesmo a perda do desempenho e cansaço durante a prática das atividades físicas. Quer saber mais? Então, continue lendo esse post para descobrir as 5 melhores dicas de como evitar a fadiga muscular. Sem dúvidas, você irá se surpreender!

ALIMENTAÇÃO É O SEGREDO PARA EVITAR A FADIGA MUSCULAR

A alimentação é uma excelente alternativa para evitar a fadiga muscular. Afinal, ela fornece toda a energia que os músculos necessitam para crescerem e ficarem mais fortes.

Contudo, é necessário fazer refeições estratégicas durante o pré e pós-treino. Confira abaixo algumas dicas de como prepará-las:

  • Pré-treino: Invista no consumo de carboidratos bons, como por exemplo, batata doce, suco de frutas, arroz, 30 minutos antes de começar o seu treino.
  • Pós-treino: 30 minutos após o treino, dê preferência a refeições ricas em proteínas como o frango, atum e carne.

  

BEBA BASTANTE ÁGUA

 Manter-se hidratado durante todo o treino, é outra técnica para evitar o surgimento da fadiga muscular. Através dessa técnica simples, é possível repor a quantidade de água corporal que é perdida ao longo de todo o treino.

Isso estimula o processo de contração do músculo, evitando o aparecimento de cãimbras que causam dores e afetam os resultados de todo o treino.

Beber água constantemente, também auxilia o corpo a não sofrer o processo de desidratação. Os especialistas recomendam a ingestão de cerca de 35ml de água para cada um quilo corporal.

 

MASSAGEAR FREQUENTEMENTE OS MÚSCULOS

 A realização de massagens com pomadas ou sprays que provocam o relaxamento muscular, também é uma forma eficiente de evitar a fadiga muscular.

A eficiência desses produtos deve-se ao fato deles conterem substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, responsáveis por reduzir a sensação de dor muscular. Também atuam diretamente na diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos e no inchaço da região afetada.

Esses efeitos são potencializados, na medida em que esses produtos são combinados com os movimentos específicos da massagem, que conseguem liberar as possíveis tensões musculares de maneira rápida e efetiva.

ALONGUE-SE ANTES E DEPOIS DOS TREINOS

 Esquecer de se alongar no início ou no final dos treinos é um dos principais erros, cometidos pelas pessoas que praticam atividades físicas. Contudo, essa pequena falha é a responsável pelo surgimento da fadiga muscular.

Afinal, quando não é feito nenhum tipo de alongamento, os músculos tendem a permanecer tensos e a não se recuperarem de maneira efetiva. Sendo frequente as sensações de cãibras em seguida.

Por essa razão, que as sessões de alongamento estão presentes em todos as atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas. Através da prática deles, as probabilidades de ocorrerem lesões ou fadiga muscular diminuem drasticamente.

 

REPOUSE ENTRE CADA TREINO

 O repouso entre cada treino é uma atividade que ajuda tanto a evitar a fadiga muscular quanto a melhorar a recuperação do músculo.

Com o descanso adequado, os músculos conseguem liberar a tensão causada pelos exercícios, evitando a ocorrência de estresse muscular na região que está sendo exercitada. Isso também diminui as chances de ocorrerem outros tipos de lesões durante o treino.

Os especialistas recomendam, que seja realizado no mínimo 1 dia de repouso, principalmente entre os treinos dos principais grupos musculares. Assim como, sejam cumpridos os descansos estabelecidos entre a prática de cada sessão do exercício físico.

Agora que você conhece as melhores dicas para evitar a fadiga muscular, o que acha de colocá-las em prática na próxima vez que for treinar? Lembre-se que esse tipo de prevenção irá ajudar a diminuir as chances de ocorrerem lesões mais graves durante os treinos.

Também é importante que você busque realizar qualquer atividade física sempre sob a supervisão de um profissional experiente. Assim como, respeitar os seus limites enquanto está praticando qualquer esporte.

Sem dúvidas, isso irá fazer com que você conquiste resultados melhores, sem sentir nenhum tipo de dor ou desconforto que a fadiga muscular é capaz de proporcionar.