Especial Saúde

Calorias: Os Melhores Exercícios Físicos Para Emagrecer

Quando praticamos uma atividade física, liberamos duas substâncias extremamente poderosas, responsáveis por inúmeras situações no cotidiano: a endorfina e a serotonina. Liberada na corrente sanguínea através da médula espinhal, a endorfina traz a sensação de bem-estar, felicidade. Enquanto a serotonina um neurotransmissor que age no Sistema Nervoso Central. Mais conhecida como o hormônio do prazer, a serotonina ainda é responsável por regular o sono, apetite e pressão arterial.

Ainda que não seja uma regra – mas deveria -, todos deveriam praticar exercícios físicos, independente da idade, sexo, profissão e etc, seja uma corrida rápida no parque da sua cidade ou uma caminhada no seu bairro. É irrefutável os benefícios que os exercícios físicos fazem ao corpo e à mente. 

Atualmente, as indicações de atividades físicas e exercícios para emagrecer estão na ordem do dia, muito por conta de alguns números divulgados pelos principais órgãos ligados à saúde, e que vêm chamando bastante atenção.

A Importância da Atividade Física

Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase 1/3 da população adulta (cerca de 2 bilhões de indivíduos) e mais de 90 milhões de crianças estão acima do peso. E destes, cerca de 610 milhões de adultos e mais de 40 milhões de crianças podem ser considerados obesos. Números que fazem do excesso de peso um “problema de saúde pública”, segundo especialistas e representantes do órgão.

No Brasil a situação não é diferente. Estima-se que 1 em cada 5 brasileiros sofra com o problema de obesidade, e o pior, a cada ano 1 milhão de novos casos surgem, tornando o país uma das referências no assunto.

A opinião geral é a de que a dobradinha sedentarismo x maus hábitos alimentares é a principal causa dessa triste realidade, mas, por outro lado, a dobradinha atividades físicas x alimentação saudável ainda é a melhor arma, já inventada,  para o combate a esse mal.

Segue, portanto, uma lista com os exercícios para emagrecer mais recomendados na atualidade. Exercícios que, na sua maioria, exigem do praticante apenas uma boa dose de boa vontade e disposição.

1. Corrida

Não é por acaso que ela foi a primeira modalidade olímpica e, na verdade, a única durante várias edições dos jogos, a partir de 776 a.c., de acordo com os historiadores.

Estima-se que 1 hora de corrida seja o suficiente para que um indivíduo perca entre 400 e 600 calorias. E quando combinada com uma alimentação saudável, aí é que ela é insuperável!, principalmente pelo fato de ajudar a queimar boa parte das calorias ingeridas durante a alimentação.

2. Ciclismo

Esse é um clássico entre os exercícios para emagrecer. Ele geralmente é indicado para aqueles que já executam alguma atividade física periodicamente, devido ao esforço exigido, principalmente do abdômen e dos membros inferiores.

Seja ao ar livre, em academias ou em casa (spinning), apenas 1 hora de pedaladas é o suficiente para fazer desaparecer entre 600 e 900 calorias.

3. Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

O HIIT (High-intensity interval training) ou Treino Intervalado de Alta Intensidade é um programa de exercícios que, não só ajuda a emagrecer como cuida de vários aspectos da saúde de um indivíduo.

O treino consiste na prática de exercícios de alta intensidade por não mais que 1 minuto, seguidos de um descanso pelo mesmo período.

Dessa forma, é possível que o organismo queime calorias até durante os intervalos, e mesmo após o fim das atividades.

4. Pular corda

Finalmente descobriu-se o segredo que, por tanto tempo, foi a “arma secreta” das crianças “de antigamente”, capaz de, não só manter o peso delas, como dar-lhes aquela disposição tão característica.

Brincadeiras à parte, o que os especialistas afirmam é que pular corda por 1 hora (com intervalos de 5 minutos) é capaz de ajudar a eliminar entre 600 e 800 calorias— o que pode equivaler a uma perda de 4 kg em apenas 2 semanas —, desde que, obviamente, combinada com uma mudança nos hábitos alimentares.

Uma outra forma de aproveitar os benefícios desse exercício, é utilizando-o como um dos treinos do protocolo HIIT. Nesse caso, 1 minuto em alta intensidade deve ser intercalado com 45 seg. de descanso.

5. Muay Thai

O Muay Thai ou “Arte Livre” é uma técnica tailandesa com mais de 2000 anos, cuja principal característica é a variedade de movimentos, que envolvem socos, chutes, joelhadas, clichs; tudo isso precedido por uma pequena corrida, alongamentos, polichinelo, agachamento, entre outros exercícios de preparação.

Logo, não é preciso nem falar da capacidade que esse exercício tem de fazer um indivíduo emagrecer, consideravelmente, em apenas algumas sessões diárias.

Calcula-se que seja possível perder entre 800 e 1000 calorias em apenas 1 hora de treino.

6. Natação

Para muitos, esse é “O exercício por excelência!” Ele é capaz de, a um só tempo, aumentar o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecer praticamente todos os grupos musculares e, obviamente, queimar calorias.

1 hora de nado borboleta pode levar à perda de até 740 calorias, enquanto o crawl, peito e costas, entre 550 e 630 calorias, muito por conta da resistência oferecida pelo ambiente aquático.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário, logo abaixoes. É através dele que podemos aperfeiçoar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Referências Bibliográficas:
https://exame.abril.com.br/ciencia/epidemia-de-obesidade-e-resultado-de-alteracao-do-padrao-alimentar/
http://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/o-mundo-tem-cerca-de-43-milhoes-de-criancas-obesas/
http://www.scielo.br/pdf/csp/v33n7/1678-4464-csp-33-07-e00006016.pdf
https://www.terra.com.br/noticias/dino/exercicios-para-emagrecer-os-8-melhores-para-perder-peso-rapido-com-saude,02fa17ba9d029250f340f700400ac689lnda7eer.html
https://boaforma.abril.com.br/dieta/o-que-emagrece-mais-dieta-ou-exercicio/

Especial Saúde

Adicionar comentário