Para qualquer problema de saúde, pessoas logo recorrem aos recursos da tecnologia e pesquisas na internet, não é mesmo? No Dia do Médico precisamos discutir a relação entre essas ferramentas, tão fundamentais em nossas vidas, e o papel dos médicos. Afinal de contas, qual o limite entre fazer um autodiagnóstico e contar com ajuda profissional? Recorrer à internet e aplicativos é bom para encontrar dicas. Mas, procurar o médico especialista é questão de segurança: e com a saúde não se brinca!

Procurar por profissionais da saúde em seu plano de saúde é sempre imprescindível.

[vc_btn title=”COTE OS MELHORES PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]

Nesse mundo cada vez mais hiperconectado, o acesso à informação é positivo, desde que tenha credibilidade. É preciso ter em mente que muitos dos conteúdos que circulam pela internet podem ser falsos ou tendenciosos. Acreditar naquele tratamento caseiro que você leu em determinado site, baixar aquele aplicativo que promete uma dieta milagrosa e ingerir alimentos milagrosos, ou remédios revolucionários, que juram acabar com qualquer problema de saúde, são fatores de risco! Exigem muita atenção, porque podem prejudicar gravemente sua saúde.

Por isso, buscar informação em canais de credibilidade, como o Especial Saúde, e consultar um médico de sua confiança são os primeiros passos para não cair em ciladas, principalmente quando o assunto é saúde. Nessas horas, não hesite em contratar um bom plano de saúde.

O olhar médico versus a tecnologia, no diagnóstico

Nada substitui “o olho no olho”. Estudo recente divulgado pela renomada revista JAMA, da Associação Médica Americana, comprovou o óbvio: os médicos são mais eficazes em fornecer um diagnóstico preciso a seus pacientes do que os aplicativos. A pesquisa mostrou que os médicos acertaram no diagnóstico 72% das vezes, contra 34% dos aplicativos. Nem sempre somos capazes de observar detalhes importantes e verificar sintomas na hora de procurar um diagnóstico na internet.

Cada paciente possui um histórico familiar de saúde e pode apresentar sintomas variados, que diferem muito de paciente para paciente. E esses detalhes precisos não podem ser captados por aplicativos, pois baseiam a busca por sintomas em algoritmos. Não tem capacidade de prever ou adivinhar cada caso específico, como faz um médico especializado.

Por outro lado, os aplicativos e a internet podem ser ótimos aliados dos profissionais da saúde, já que servem como fonte de estudo e atualização, para que o médico, que é quem entende de saúde, encontre um outro olhar sobre diferentes doenças e diagnósticos.

A importância da consulta humanizada entre médico e paciente

A proximidade entre médico e paciente torna o diagnóstico e o tratamento mais fácil. Como já falamos, o olho no olho é fundamental. Mas só isso não basta. É preciso um acompanhamento frequente entre médico e paciente. O histórico do paciente também deve ser levado em conta.

Para o atendimento humanizado seja eficaz, o processo deve começar antes mesmo da consulta com o médico. O paciente precisa sentir-se respeitado e receber devida atenção desde o agendamento de uma consulta, até o pós-tratamento, com todo o suporte multidisciplinar necessário para resolver o problema de saúde.

O tratamento como um todo deve ser preciso e direcionado, para que o paciente não perca tempo com exames e consultas desnecessárias. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse caso, através do uso de máquinas de última geração e formação de banco de dados com todo o histórico de saúde do paciente. Lembrando novamente que a tecnologia deve ser usada de forma profissional.

Já falamos aqui sobre os riscos da automedicação. O mesmo vale para o uso de tecnologia e internet para o autodiagnostico. Nessas horas, o correto mesmo é contar com um bom plano de saúde, para ter à disposição inúmeras especialidades médicas. Escolher o seu modelo ideal de plano e marque uma consulta médica para avaliar sua saúde e condições físicas.

Contate uma operadora de saúde!

Na seção Guia, do Especial Saúde, você encontra o contato de inúmeras operadoras de planos de saúde, caso precise saber mais informações sobre agendamento de consultas, rede credenciada, cobertura, entre outros. Mas, se você já pesquisou por diversos planos, faça aqui a sua cotação online de plano de saúde. Cuidar da saúde é o primeiro passo para levar uma vida com mais qualidade de vida e bem-estar.

Dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Plano de Saúde conosco. Trata-se de um serviço gratuito, criado para te auxiliar no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

[vc_btn title=”COTE OS MELHORES PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]