Dia 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, uma doença considerada “silenciosa”, e que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros, de acordo com a Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo). Apesar da osteoporose afetar ambos os sexos, ela é mais comum nas mulheres, principalmente no período da menopausa, fase em que ocorre a queda do hormônio estrógeno. Dados revelam que uma a cada três mulheres têm fraturas ocasionadas por osteoporose, o que representa 30% da população.

Em alguns casos, a osteoporose pode se desenvolver ainda na juventude, principalmente pela má qualidade da alimentação, fraca em vitaminas e nutrientes, e pelo sedentarismo.

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]

A osteoporose nada mais é do que uma alteração metabólica no organismo, que gera uma diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Ao longo da vida, os ossos passam por um constante processo de renovação. Mas, com o passar do tempo, ocorre uma queda na produção de células novas e os ossos começam a reduzir a absorção de cálcios, vitaminas e minerais, o que implica em seu gradativo enfraquecimento.

Você sabia? A perda leve da massa óssea é chamada de osteopenia. Já a osteoporose é caracterizada por perdas maiores, sendo a causa de muitas fraturas, especialmente nos idosos.

Conheça as causas mais comuns da Osteoporose

As causas do surgimento da osteoporose são diversas: histórico familiar, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, falta de vitamina D, pessoas relativamente magras, uso de medicamentos com cortisona, alterações hormonais (menopausa), que torna o osso mais esponjoso, entre outros motivos.

A alimentação é outro fator fundamental para garantir a saúde dos ossos. Excesso de sal, gordura e proteína, por exemplo, podem atrapalhar a absorção de cálcio no organismo. Refrigerantes de cola também são um veneno para quem sofre da doença, pois também contribuem para a descalcificação óssea.

Principais sintomas da Osteoporose

Como já falamos, a osteoporose é considerada uma “doença silenciosa”. Muitas pessoas só descobrem a enfermidade após fraturar algum osso do corpo, um sinal claro de que a doença está em estágio avançado.

Para descobrir se você está propenso a desenvolver osteoporose é fundamental fazer um exame de densitometria óssea, que detecta a osteoporose por meio de raio x. O exame para osteoporose é bastante preciso. Basicamente, ele mede a densidade mineral do osso, tanto na coluna lombar como no fêmur. O resultado indicará o seu nível de densidade óssea: normal, osteopenia e osteoporose.

Por isso, fale com o médico especialista de seu plano de saúde e verifique sua saúde óssea o quanto antes. Quando detectada precocemente, a osteoporose pode ser facilmente controlada.

Tratamento e prevenção da Osteoporose!

Somente o médico especialista poderá indicar o tratamento mais adequado para a osteoporose, de acordo com o perfil e condição óssea do paciente. Alguns casos exigem uso de medicamentos específicos injetáveis ou por via oral.

Mas, para evitar problemas futuros, adote algumas medidas importantes de prevenção agora. Faça atividades físicas, fundamentais para a saúde dos ossos. Vale desde uma simples caminhada, até atividades de forte intensidade, com o objetivo de fortalecer músculos e ossos e evitar chances de fraturas e quedas.

Não descuide também de sua alimentação! Em todas as fases da vida, a alimentação deve ser rica em cálcio, vitamina k, magnésio e vitamina D. Vale lembrar que o sol também é uma fonte importante de vitamina D.

Contate uma operadora de Saúde!

Na seção Guia, aqui no Especial Saúde, você encontra o contato de ótimas operadoras de planos de saúde para consultar médicos especialistas e fazer exames de rotina. Mas, se você não quer perder tempo, faça aqui a sua cotação online de plano de saúde. Cuidar da saúde é o primeiro passo para levar uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Dúvidas sobre planos de saúde?

Tire suas dúvidas sobre Planos de Saúde conosco. É um serviço gratuito, criado para auxiliar você no que for preciso. Envie sua mensagem para nossos especialistas e receba informações atualizadas!

[vc_btn title=”COTE PLANOS DE SAÚDE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA»” style=”3d” color=”sky” size=”lg” align=”center” button_block=”true” css=”.vc_custom_1446825601510{padding-bottom: 50px !important;}” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.cenarioleads.com%2Flp%2Fplano-de-saude-647%2F1127%3Futm_source%3DBlog%2BSaude%26utm_medium%3Dblog%26utm_campaign%3Dcpm||target:%20_blank”]