Especialistas chamam de menopausa a data da última menstruação, porém, somente pode ser considerado menopausa um ano depois que a pessoa já não tenha menstruado mais.

Há mulheres que entram na menopausa, perdem a última menstruação de uma forma súbita, ela vem menstruando normalmente, como se nada tivesse acontecido e, de repente, para o processo menstrual.

Outras mulheres, no entanto – que alias, se constituem a maioria – apresentam uma fase antes dessa última menstruação que é chamada de transição menopausal ou transição menopausal. E o que vem a ser essa transição? É um período, variável, que na maioria das vezes dura de 3 a 4 anos onde ocorrem manifestações menstruais onde, o período menstrual ora é longo, ora é curto, o fluxo menstrual ora é grande, ora é pequeno.

Essa disfunção menstrual caracteriza essa transição para a menopausa.

Alguns sinais que sei que estou entrando na menopausa

Menstruação irregular

Antes da menopausa a mulher pode começar a apresentar ciclos menstruais irregulares.

Ondas de calor

Este é um dos sintomas mais conhecidos da chegada da menopausa e o que deixa as mulheres com maior alteração de humor. Cerca de 80% das mulheres nessa fase apresentam esse sintoma.

Sudorese noturna

É percebido pelas mulheres nessa fase uma maior produção de suor, geralmente nas costas, testas, braços, joelhos e pés (articulações). Em casos mais avançados, é necessário que seja feita a substituição de pijama e até mesmo roupa de cama durante o sono.

Distúrbios Psicológicos

Devido a um desequilíbrio dos neurotransmissores serotonina (responsável pela sensação de bem-estar) e adrenalina (responsável pela excitação e alegria), acontecem diversos momentos de alteração de humor. Em alguns momentos a mulher está feliz e brincalhona, e segundos depois já está com a cara fechada, em muitos casos até chorosa.

Enfraquecimento ósseo

No período da menopausa, os médicos aconselham um maior movimento físico da mulher através de atividades e exercícios, para que sua musculatura que sustenta os ossos seja fortalecida. É indicado também nessa fase um aumento no consumo de alimentos ricos em cálcio.

Incontinência urinária

Com a diminuição da produção de determinados hormônios associados ao envelhecimento, fazem com que a musculatura pélvica tenha um certo relaxamento, bem como os músculos internos que sustentam a bexiga, fazendo com que haja perda no controle de urinar.

Distúrbios do sono

Esse é um dos sintomas da menopausa que mais irritam as mulheres. Com o início do processo da menopausa, as mulheres tendem a despertarem várias vezes durante o sono, bem como também apresentam dificuldades na hora de dormir e até mesmo acordando muito cedo.

Falta de lubrificação vaginal

Na menopausa, a mulher tem uma diminuição na produção de estrogênio, que é o hormônio responsável pela lubrificação vaginal. Com esse sintoma da menopausa, a vagina fica ressecada, o que pode ocasionar dores e até mesmo lesões durante o ato sexual.

Diminuição da libido

Além de ocasionar a diminuição da lubrificação vaginal, a falta do estrogênio também diminui a libido nas mulheres durante o climatério (período que procede o fim do ciclo menstrual da mulher).

Essa diminuição de libido ocorre justamente pela queda de períodos férteis, que já não acontecem mais.

Percebendo qualquer um desses sintomas da menopausa procure o seu ginecologista. Somente ele poderá lhe auxiliar nas alternativas possíveis para se ter uma vida com mais qualidade.